Thomas Hobbes foi um dos filósofos contratualistas que fundamentaram a criação do Estado a partir da ausência de leis que configuravam o Estado de natureza. Ou seja, o Estado decorre de necessidades dos indivíduos que começaram a surgir a partir da convivência entre grupos e povos. Dessa forma, é correto afirmar que, para Hobbes, o Estado é fruto de quais motivos?
Segundo a teoria hobbesiana, no Estado de natureza prevalecia a sobrevivência pacífica. O que levou à criação do Estado foi a necessidade de se formalizar a sociedade.
b)Para Hobbes, o Estado de natureza configurava a primeira forma de contrato social.A passagem ao Estado se deu por dificuldade em dividir as tarefas, precisando, assim, de um líder.
c)Segundo a teoria hobbesiana, o Estado surge da necessidade dos humanos em se proteger uns dos outros e ter leis que garantam direitos e deveres, vivendo, assim, de forma mais segura.
d)Segundo Hobbes, o Estado não é necessário para a ordem social e se deu meramente pela evolução da época e, com isso, a necessidade hierárquica que se instaurou entre os humanos.
e)Segundo Hobbes, o Estado não deve criar direitos paras os sujeitos, mas deveres, a fim de trazer o aumento econômico, uma vez que ele surge a partir da necessidades de organização monetária.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)
Segundo a teoria hobbesiana, o Estado surge da necessidade dos humanos em se proteger uns dos outros e ter leis que garantam direitos e deveres, vivendo, assim, de forma mais segura.
Explicação:
Na teoria hobbesiana, pode-se dizer que encontra-se uma teoria também especulativa no âmbito político, o que motivou a organização dos indivíduos na formação, ou, ainda, a necessidade de um Estado. Entretanto, ainda que houvesse vários motivos que geravam conflitos, tais como a gestão de tarefas, âmbição por liderança, disputas entre grupos, para Hobbes, o Estado surge da necessidade de uma organização dos grupos de humanos por temer pela segurança individual e familiar; por buscar direitos à propriedade e para poder prover às suas famílias. Assim, o Estado de natureza acaba por se converter em uma sociedade civil, pelas necessidades em torno da segurança e direitos e deveres. Afirma-se, então, o pacto social.
De acordo com Hobbes (século XVII), do contrato social nasce o Estado. Este deve garantir a segurança e os direitos e liberdades individuais. Letra c.
Hobbes
Para Hobbes, o estado de natureza leva ao caos, pois os homens possuem poder de violência ilimitado e fariam qualquer coisa para terem o que querem. Para ele, os homens são maus por natureza e tendem a guerra do homem contra o homem.
No contrato social, os homens abririam mão dessa liberdade em prol da formação de um Estado. Este garantiria a segurança, deveria manter a ordem e garantir os direitos naturais dos homens. Estes são direito à propriedade privada, liberdade econômica, entre outros. O Estado teria o monopólio da violência e deveria usar contra quem ameaçasse a ordem.
Leia sobre Liberalismo: https://brainly.com.br/tarefa/33907777
#SPJ2