The only reason Iraq has any chance for a decent outcometoday is because America was on the ground with tens ofthousands of troops to act as that well-armed midwife,reasonably trusted and certainly feared by all sides, tomanage Iraq’s transition to more consensual politicsConsiderando o texto acima, avalie as seguintes asserçõese a relação proposta entre elas.I. De acordo com as abordagens pós-coloniais nasRelações Internacionais, a afirmação sobre o futurodo Iraque expressa no texto é interpretada comoexemplo de leitura subalterna da atual condição dassociedades pós-coloniais.PORQUEII. A prevalência do eurocentrismo na compreensãoda política internacional reflete-se na visão dasuperioridade dos valores e modelos ocidentais,representada pela afirmação de Friedman sobre opapel dos Estados Unidos da América na produção dascondições necessárias para a gestação de processo demodernização e de transição democrática no Iraque.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II éuma justificativa da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas aII não é uma justificativa da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é umaproposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
I. De acordo com as abordagens pós-coloniais nas Relações Internacionais, a afirmação sobre o futuro do Iraque expressa no texto é interpretada como exemplo de leitura subalterna da atual condição das sociedades pós-coloniais.
Falso. A leitura é feita a partir da perspectiva da elite mundial. As potências exercem seu poder, exploram economicamente e politicamente, e ainda afirmam que são essenciais para a sobrevivência das pequenas nações. Isso foi visto, por exemplo, com o imperialismo sobre a África e Ásia.
PORQUE
II. A prevalência do eurocentrismo na compreensão da política internacional reflete-se na visão da superioridade dos valores e modelos ocidentais,representada pela afirmação de Friedman sobre o papel dos Estados Unidos da América na produção das condições necessárias para a gestação de processo de modernização e de transição democrática no Iraque.
Correto. O etnocentrismo é uma constante nos discursos sobre política internacional. Ele é fruto de uma longa história de reafirmação militar e econômica destes países mais consolidados, contra aqueles que foram por eles explorados e destituídos de liberdade e soberania.
Está correto, portanto, o que se afirma em:
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.