textos sobre introdução desenvolvimento conclusão, realismo de conceitos de divulgação científica de aurores de obras de tipos de descrição advérbios
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tipo textual é um conceito que se refere às estruturas linguísticas dos textos, ou seja, define a predominância de expressões e estruturas sintáticas presentes, os elementos que caracterizam e permanecem em cada tipo, além de indicar o objetivo comunicativo de cada um. Os tipos textuais mais conhecidos são:
narrativo
descritivo
dissertativo
expositivo
injuntivo
Na prática social, utilizamos determinados gêneros textuais que podem apresentar um ou mais tipo textual.
Veja também: Quais são os tipos de discurso?
Texto narrativo
O texto narrativo é aquele que se propõe a relatar acontecimentos e situações, verídicos ou fictícios. Para apresentar a história, o tipo utiliza personagens de determinado tempo e espaço, que são os “atores” dos fatos. Muitos gêneros utilizam a tipologia narrativa para diferentes propósitos, sendo assim, os textos apresentam diferentes formas de mobilizar os elementos da narrativa.
Características e estrutura dos textos narrativos
Os textos narrativos caracterizam-se por seu aspecto factual e performático, pois relatam acontecimentos por meio da utilização de personagens, que, no texto, “encenam” as experiências vividas ou imaginadas.
Assim, são presentes, nos textos de caráter narrativo, personagens principais e secundários, e espaço(s) e tempo(s). O espaço pode referir-se a espaços físicos (como um país, estado, cidade) ou sociais (como as elites, as classes populares, os intelectuais etc.).
O tempo pode referir-se à contagem cronológica ou a um tempo psicológico. O tempo psicológico não é contado por horas, dias ou anos, e sim pelo conteúdo subjetivo e mental que as personagens expressam, por isso ele pode se deslocar por diferentes tempos cronológicos por meio da memória, por exemplo.
Ainda há um elemento importante, principalmente para os textos com predominância do tipo narrativo: o narrador. O narrador é o ponto de vista pelo qual a história é contada, por isso não é o mesmo que o autor. Primordialmente, o narrador se divide em:
1ª pessoa: quem narra é quem vive os fatos;
3ª pessoa: quem narra assiste de fora os fatos.
Dentro desses dois grupos, há muitas possibilidades de explorar essa ferramenta e criar diferentes efeitos.