Textos para a questão 2. A metáfora é uma concentração semântica. No eixo da extensão, ela despreza uma série de traços e leva em conta apenas alguns traços comuns a dois significados que coexistem. Com isso, dá concretude a uma ideia abstrata (...), aumentando a intensidade do sentido. Poder-se-ia dizer que o sentido torna-se mais tónico. Ao dar ao sentido tonicidade, a metáfora tem um valor argumentativo muito forte. O que estabelece uma compatibilidade entre os dois sentidos é uma similaridade, ou seja, a existência de traços comuns a ambos. A metáfora é, pois, o tropo em que se estabelece uma compatibilidade predicativa por similaridade, restringindo a extensão sêmica dos elementos coexistentes e aumentando sua tonicidade. I Fiü*in. José Luiz. . GonsalB. Fernando. Fofha dc S.Paulo, 7 mar. 2011. (Insper-SP) A frase do último quadrinho mostra que o personagem que a proferiu reconhece que não foi bem -sucedido ao tentar criar uma metáfora. De acordo com os conceitos apresentados no texto que precede a tiri nha, isso ocorreu porque, em sua tentativa: a) não houve “traços comuns a dois significados que coexistem". b) não houve uma comparação subentendida para dar “concretude a uma ideia abstrata". c) a "similaridade” proposta contém, na verdade, antagonismos. d) o “valor argumentativo muito forte" tornou-se grosseiro. e) houve "compatibilidade entre os dois sentidos", mas ela foi depreciativa.
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Em anexo a imagem correta.
A alternativa A é falsa, pois há traços comuns nas duas descrições, posto que ambas as expressões querem dizer exatamente a mesma coisa.
A alternativa B é verdadeira, pois não houve uma comparação entre duas coisas distintas, mas apenas a descrição científica de uma coisa, sem força expressiva.
A alternativa C é falsa, pois não há antagonismos, mas descrição correta.
A alternativa D é falsa, pois não houve grosseria, embora não houvesse também valor argumentativo forte.
A alternativa E é falsa, pois não houve uma depreciação, apenas não houve apreciação.
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