ENEM, perguntado por raonyitaprtinga2018, 5 meses atrás

Texto2:


Alteração nos hábitos alimentares provocada pelo desmatamento

A onça-pintada, maior espécie predadora existente nos biomas brasileiros, está em vias de extinção devido ao desmatamento descontrolado e ao avanço da agricultura e da pecuária. No Pampa, já não é possível encontrá-la; na Mata Atlântica, no Cerrado e na Caatinga, ela raramente é vista. Para sobreviver, esse animal depende de um hábitat que lhe forneça alimento (isto é, no qual a cadeia alimentar esteja em equilíbrio), além de outros recursos. Uma de suas principais presas é a queixada, um mamífero nativo do Brasil, presente em toda a extensão do território nacional.


Devido ao avanço das atividades agrícolas, o hábitat natural das onças-pintadas e das queixadas (áreas florestais) tem sido destruído ou drasticamente reduzido. Em consequência disso, esses animais têm invadido propriedades rurais em busca de alimento. As queixadas, que são herbívoras, destroem plantações; as onças, por sua vez, devoram outros animais (rebanho bovino, equino, caprino, galináceo, etc.) e oferecem riscos aos seres humanos. Na tentativa de conter a ação desses animais e os prejuízos financeiros ocasionados por eles, os agropecuaristas os caçam – quase sempre livres de qualquer controle ou fiscalização – com a intenção de diminuir suas populações. Isso, no entanto, contribui para o desequilíbrio ambiental. Se considerarmos a cadeira alimentar, perceberemos que, quanto menos vegetação houver (ou seja, quanto maior for o índice de desmatamento), menos queixadas terão alimento e, em decorrência disso, mais queixadas morrerão; e a limitação na quantidade de queixadas representará menos alimento para as onças, que também correrão o risco de desaparecer por conta da escassez de comida. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as onças-pintadas são isoladas em reservas ambientais cercadas por grandes áreas cultivadas, que dificultam o trânsito desses animais em determinadas partes do território brasileiro. Essa medida contribui para a reprodução envolvendo indivíduos geneticamente semelhantes, algo que reduz a variabilidade genética e a capacidade de adaptação da espécie às mudanças ambientais, tornando-a mais vulnerável às intempéries. Por esse motivo, é essencial a manutenção dos chamados corredores ecológicos, áreas de circulação entre os biomas que viabilizam o trânsito das onças sem contato com seres humanos. De qualquer modo, é inevitável que, em algum momento, elas circulem por propriedades privadas, gerando algum desconforto e prejuízos aos produtores rurais. Ainda assim, esses efeitos serão atenuados em comparação com os que são observados em áreas de desmatamento intenso. Na década de 1940, havia aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas. Atualmente, somos quase 7,8 bilhões. Esse aumento demandou uma maior produção de alimentos a cada ano, e, para isso, foi necessário destinar mais áreas para a produção agrícola e para a pecuária.

Responda:


1. A partir do momento no qual os lucros são colocados em primeiro lugar, surgem os problemas ambientais que levam à extinção milhares de espécies de animais.Quais estratégias possibilitariam o atendimento a ambas as demandas sem ocasionar prejuízos tanto aos animais quanto às pessoas?


URGENTEEE


raonyitaprtinga2018: eitaaa
raonyitaprtinga2018: botei errado a questao 1 cmc em ''quais estrategias e tal''

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamonica1982
1

Resposta:

São elas: desmatamento, erosões e sedimentação por manejo inadequado de terras para agropecuária; crescimento urbano e populacional associada a obras de infraestrutura, como rodovias, barragens, portos, hidrovias e barramentos hidrelétricos podem alterar o regime hídrico natural do

Explicação:

por favor marcar como melhor resposta


raonyitaprtinga2018: VLW
raonyitaprtinga2018: sim vou te dar melhor resposta se for possivel
raonyitaprtinga2018: desculpe mas o cara respondeu melhor
Respondido por luckasanthonysilva
2

Resposta:

fazer com que os humanos vivam bem com a natureza e os animais fazendo eles viverem em ambientes sustentaveis com suas familas na floresta(tribos tecnoligicas sustentataveis)e passando a eles ensinamentos pra que eles usem arvores e as replante e usem os recursos da natureza ao sem bem mas tambem contrubuan com a ela,além disso passar nessas tribos ecologicas ser mostrado a importancia dos animais e dos riscos de extinção para que eles vivam lá respeitando e protegendo aos animais e assim serão criadas gerações sustentáveis assim como era antes da urbanização, tal como os indios convivem bem e protegem a natureza.


raonyitaprtinga2018: vlw
Perguntas interessantes