Texto: "Você vai até o conteúdo interage com ele de todas as maneiras[...] Isso é uma mudança radical comparando com o ontem". "Vivemos num país de pessoas criativas em relação à tecnologia." Estas não foram as falas com que Tas começou sua palestra, mas certamente são as que traduzem tudo o que o jornalista falou na noite do evento. Segundo ele, as mídias digitais, hoje oferecem características essenciais, como interatividade, velocidade, quantidade e mobilidade, que fazem da web uma rede de pessoas muito mais que uma rede de computadores. "A comunicação hoje é em tempo real até para quem não tem acesso à web", disse Tas. Estabelecendo uma interação muito agradável com a plateia e contando com a colaboração desta durante as explanações, Tas falou ainda das virtudes dessa nova era digital: colaboração, transparência, saber ouvir eo presente. "Tem muita gente que acha que as ferramentas da era digital são feitas somente para falar." A colaboração e a transparência juntas, a partir do jornalista, fazem das mídias sociais armas favoráveis para quem quer ouvir criticas, entender o público dos seus produtos e crescer. Um exemplo disso é o Twitter. Segundo o palestrante, nesta ferramenta "a imaginação é o limite" e "o presente é o único lugar em que podemos fazer a vida".
1- Felipe Menezes busca na palestra de Tas na forma de iniciar a discussão sobre os efeitos colaterais e virtudes das redes sociais. Por que ele faz uso desse recurso?
2- No trecho " Tas falou *ainda* das virtudes dessa nova era digital" a palavra destacada apresenta qual sentido no texto? Explique. 3- durante a produção do texto, Filipe Menezes utiliza as seguintes palavras para se referir a Marcelo Tas: "ele", "jornalista" e "palestrante". Qual é o recurso ultilizado por ele e por que fez esse uso?
Soluções para a tarefa
1 - O autor usa a palestra de Marcelo Tas com o intuito de ressaltar a importância das mídias sociais para o trabalho jornalístico e ainda como meio de informação no mundo atual. Para tanto, faz uso também de citações ou aspas de Tas.
O que são citações?
As citações são recursos importantes em artigos informativos ou opinativos, já que fornecem um "gancho" ao texto, o qual cumpre a função de atrair a atenção do leitor. Além disso, confere maior credibilidade e relevância ao tema do qual trata o artigo, que estaria sendo discutido em eventos com a participação de figuras importantes do país como, no caso, o jornalista Marcelo Tas.
2 - No trecho, a palavra ainda tem como função assinalar que Marcelo Tas não se limitou a um determinado assunto, mas ampliou sua contribuição com mais informações e opiniões importantes.
O papel do advérbio
A palavra ainda é um advérbio, cuja função principal é agregar mais detalhes ao verbo ao qual se refere. No trecho, portanto, ainda se refere ao verbo falar, ampliando seu significado.
3 - No trecho, Filipe Menezes utiliza as palavras ele, jornalista e palestrante como recurso de substituição, cuja função principal evitar a repetição de palavras e deixar o texto mais agradável ao leitor.
Como fazer a substituição
O recurso da substituição pode ser utilizado por meio de pronomes (como, no caso, "ele"), sinônimos, substantivos relacionados a ocupação, profissão etc.
Entenda mais sobre o papel das mídias sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/9446908
#SPJ1