Português, perguntado por Juhcristina2690, 11 meses atrás

TEXTO VIII UM LUGAR COMUM, O EUFEMISMO E A FAVELA Uma valorização do eufemismo parece importante na dinâmica das relações sociais. Seu emprego permitiria, em parte, contornar o valor negativo que certas expressões espelham. O eufemismo, no entanto, não afronta o estigma. Seu uso indica uma relação de cortesia, necessária, no curso das trocas sociais que se passam com aqueles que não podem se desfazer de suas 5 marcas. Observamos que este uso é generalizado entre diferentes grupos sociais - a mesma preocupação pode levar a substituir o termo comunidade por outro equivalente, como morro ou bairro. Sabemos todos que nas trocas sociais o mais importante é o sentido que se elabora no interior das suas dinâmicas. O esforço continuado para não ferir as pessoas que acompanham as 10 trocas sociais correntes motiva o uso do termo comunidade em muitos momentos, inclusive por aqueles diretamente concernidos - as pessoas que moram em favelas -, quando se referem a seus locais de moradia. Empregado pela mídia, pelo governo, pelas associações locais, pelas ONGs, o termo comunidade muitas vezes explicita a dificuldade dessa operação de levar em conta o que pensam os que se veem nomeados de uma forma negativa. 15 Se este uso eufemístico é recorrente, vale observar que, em muitas circunstâncias, do ponto de vista dos moradores, o que é mais reivindicado é a não identificação, ou seja, preferencialmente, a anulação de qualquer referência à identidade territorial em trocas sociais diversas. O termo “comunidade” em seus usos eufemísticos não é capaz de impedir a associação 20 da pessoa com os traços negativos provenientes dessa identificação; somente indica a suspensão destes pelo uso momentâneo de aspas que podem ser retiradas quando for preciso. BIRMAN, Patrícia. Favela é comunidade? In SILVA, L.A.(org) Vida sob cerco. Violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p.106-7. Adaptação. 32 O fragmento de texto abaixo apresenta um dualismo na denominação de um morro no Rio de Janeiro. O local suscita polêmica desde o seu nome, que a prefeitura chama de Dona Marta, o que desagrada os moradores tradicionais que usam o nome da Santa encontrada na encosta pelos primeiros ocupantes do morro, no início do século XX. Com a proliferação dos cultos evangélicos, para quem os santos não existem, a polêmica tomou um cunho religioso, os católicos dizem Santa e os protestantes Dona Marta. Assinale o trecho do Texto VIII que justifica claramente a explicação acima sobre o dualismo na denominação do morro - Dona Marta e Santa Marta. (A) Observamos que este uso é generalizado entre diferentes grupos sociais - a mesma preocupação pode levar a substituir o termo comunidade por outro equivalente, como morro ou bairro. (linhas 6-8) (B) Uma valorização do eufemismo parece importante na dinâmica das relações sociais. (linha 1) (C) Sabemos todos que nas trocas sociais o mais importante é o sentido que se elabora no interior das suas dinâmicas. (linhas 8-9) (D) O esforço continuado para não ferir as pessoas que acompanham as trocas sociais correntes motiva o uso do termo comunidade em muitos momentos, inclusive por aqueles diretamente concernidos - (linhas 9-11) (E) O termo “comunidade” em seus usos eufemísticos não é capaz de impedir a associação da pessoa com os traços negativos provenientes dessa identificação; (linhas 19-20)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
2
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que:


A alternativa que corresponde melhor com o texto, é a letra C, pois nela é possível entender que "o mais importante é o sentido", ou seja, está falando claramente sobre a dualidade que existe entre Dona Marta e Santa Marta.


Ou seja, isto quer dizer que o mais importante mesmo é quando existe o sentido, e isto pode ser interpretado por cada pessoa, por diferentes contexto. 


Vale ressaltar que o Morro Santa Marta é um dos mais visitados da cidade do Rio de Janeiro, por pessoas do mundo todo.


Espero ter ajudado!
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