Português, perguntado por Nycolleferreira77701, 1 ano atrás

TEXTO VII Senhora Dona Bahia, O certo é, pátria minha, nobre e opulenta cidade, que fostes terra de alarves, madrasta dos naturais, e inda os ressábios vos duram e dos estrangeiros madre: 20 desse tempo e dessa idade. 5 Dizei-me por vida vossa Haverá duzentos anos, em que fundais o ditame nem tantos podem contar-se, de exaltar os que aqui vêm, que éreis uma aldeia pobre e abater os que aqui nascem? e hoje sois rica cidade. Se o fazeis pelo interesse 25 Então vos pisavam índios, 10 de que os estranhos vos gabem, e vos habitavam cafres, isso os paisanos fariam hoje chispais fidalguias, com conhecidas vantagens. arrojando personagens. E suposto que os louvores Nota: entenda-se “Bahia” como cidade. em boca própria não valem, 15 se tem força esta sentença, Gregório de Matos mor força terá a verdade. Vocabulário alarves - que ou quem é rústico, abrutado, grosseiro, ignorante; que ou o que é tolo, parvo, estúpido. ressábios - sabor; gosto que se tem depois. cafres - indivíduo de raça negra. 18 Assinale a charge que, de modo semelhante ao verso “e abater os que aqui nascem?”, critica, sob um enfoque metafórico, um comportamento presente na cultura brasileira, sobretudo em relação à nossa identidade.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
5
Olá

Para essa questão a alternativa correta é a letra D.

No texto o verso dá a impressão de que a terra é ingrata com os que nascem nela própria, e a charge da letra D mostra exatamente isso.

O motorista ostenta em seu carro uma bandeira do Brasil, como se tivesse orgulho de ser brasileiro e como quem defende a pátria, mas pode também ser visto como uma representação do próprio país, como se ele fosse o Brasil, e ao usar a bandeira para fingir não ver o menino necessitado, é clara a relação de como se o próprio país rejeitasse os que nasceram nele, rejeitasse o menino necessitado, como no verso.

Bom dia! :)
Respondido por alanasilvadrager
13

Resposta:

c

Explicação:

Perguntas interessantes