TEXTO VII o amor, esse sufoco agora há pouco era muito, agora, apenas um sopro ah, troço de louco, corações trocando rosas, e socos. LEMINSKI, Paulo. Melhores poemas. São Paulo: Global, 1996. p.119. Os poemas de Castro Alves e Paulo Leminski exemplificam diferenças entre as estéticas romântica e contemporânea. Nas alternativas a seguir, apresentam-se oposições, em que a primeira afirmativa se refere ao Texto VI e a segunda ao Texto VII. Assinale a única alternativa inteiramente correta. (A) Presença de pontuação excessiva e inadequada. / Presença de contenção verbal. (B) Emprego de adjetivação abundante. /Emprego de expressões cerimoniosas e formais. (C) Percepção do amor como desejo e expectativa. / Percepção do amor como contradição e incerteza. (D) Olhar descrente sobre as relações amorosas./ Olhar irônico sobre as relações amorosas. (E) Utilização de citações clássicas. / Utilização de recursos de humor.
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O texto VI, que não está presente na questão, é o poema "Adormecida", de Castro Alves.
Ao comparar os dois poemas, podemos perceber que há uma diferença entre as estéticas que apresentam, já que um se relaciona com o Romantismo, enquanto o segundo se relaciona ao contemporâneo.
Essa diferença está na perceção do eu lírico em relação ao amor. No texto de Castro Alves, podemos ver que o amor é idealizado com base nas expectativas criadas pelo eu lírico, que observa a amada e a deseja. No texto de Leminski, o amor é apresentado como contraditório, numa mistura de paixão e raiva.
Logo, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra (C), "Percepção do amor como desejo e expectativa. / Percepção do amor como contradição e incerteza"
O texto VI, que não está presente na questão, é o poema "Adormecida", de Castro Alves.
Ao comparar os dois poemas, podemos perceber que há uma diferença entre as estéticas que apresentam, já que um se relaciona com o Romantismo, enquanto o segundo se relaciona ao contemporâneo.
Essa diferença está na perceção do eu lírico em relação ao amor. No texto de Castro Alves, podemos ver que o amor é idealizado com base nas expectativas criadas pelo eu lírico, que observa a amada e a deseja. No texto de Leminski, o amor é apresentado como contraditório, numa mistura de paixão e raiva.
Logo, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra (C), "Percepção do amor como desejo e expectativa. / Percepção do amor como contradição e incerteza"
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