texto VACINAS: MECANISMOS E EVOLUÇÃO)
As vacinas (Dado o contexto pandêmico atual) estão no epicentro de debates sobre tratamentos medicinais efetivos e leis compulsórias (obrigatórias) de imunização. Ao longo da história estas ajudaram a reduzir expressivamente a incidência de doenças tais como: pólio, sarampo e tétano, entre várias outras doenças. Hoje, são consideradas parte do tratamento com melhor custo-benefício em saúde pública. Os objetivos principais das imunizações são:
a. Prevenir o desenvolvimento do quadro clínico no indivíduo e,
b. Ao alcançar um nível de imunidade elevado em grandes segmentos da população, se obter o controle ou mesmo a eliminação de determinada virose.
Essa eliminação foi alcançada nas Américas com a varíola, com a poliomielite pelo vírus selvagem e espera-se que o mesmo ocorra, em breve, com relação ao sarampo. Além da imunização básica realizada na primeira infância, vacinas virais podem ser utilizadas em outras fases da vida, como a vacinação anti-rábica, que é realizada quando há suspeita de que o indivíduo atacado por animal possa ter se infectado pelo vírus.
Quando as vacinas foram criadas?
Os primeiros vestígios do uso de vacinas, com a introdução de versões atenuadas de vírus no corpo das pessoas, estão relacionados ao combate à varíola no século X, na China. Porém, a teoria era aplicada de forma bem diferente:
“Os chineses trituravam cascas de feridas provocadas pela doença e assopravam o pó, com o vírus morto, sobre o rosto das pessoas. “
Foi em 1798 que o termo “vacina” surgiu pela primeira vez, graças a uma experiência do médico e cientista inglês Edward Jenner. Ele ouviu relatos de que trabalhadores da zona rural não pegavam varíola, pois já haviam tido a varíola bovina, de menor impacto no corpo humano.
Ele então introduziu os dois vírus em um garoto de oito anos e percebeu que o rumor tinha de fato uma base científica.
“A palavra vacina deriva justamente de Variolae vaccinae, nome científico dado à varíola bovina.”
Em 1881, quando o cientista francês Louis Pasteur começou a desenvolver a segunda geração de vacinas, voltadas a combater a cólera aviária e o carbúnculo.
“Ele sugeriu o termo para batizar sua recém-criada substância, em homenagem a Jenner.”
A partir de então, as vacinas começaram a ser produzidas em massa e se tornaram um dos principais elementos para o combate a doenças no mundo.
Tipos de vacina utilizados
As vacinas virais são classificadas como:
a. Vacinas vivas, que contêm vírus vivo e atenuado em laboratório,
b. Vacinas mortas, que contêm vírus ou suas subunidades submetidos a agentes físicos ou químicos que os inativam, isto é, eliminam a capacidade de eles se multiplicarem no hospedeiro.
1) Elabore 15 perguntas sobre o tema abordado com suas respectivas respostas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
letra (C)
Explicação:
pode confiar prof disse que tá serto
Respondido por
3
Resposta:
letra C
Explicação:
CONFIA AKKAAKKAKAKA
Perguntas interessantes