texto teatral foi feito exclusivamente para ser publicado e declamado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa.
São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo.
Ou seja, o texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividida em “Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de personagens.
De tal modo, o texto teatral possui características peculiares e se distancia de outros tipos de texto pela principal função que lhe é atribuída: a encenação.
Dessa forma, ele apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, tal qual o espaço, cena, ato, personagens, rubricas (de interpretação, de movimento).
Já que os textos teatrais são produzidos para serem representados e não contados, geralmente não existe um narrador, fator que o difere dos textos narrativos.
O teatro é uma modalidade artística que surgiu na antiguidade. Na Grécia antiga, eles possuíam uma importante função social, donde os espectadores esperavam pelo momento da apresentação, que poderia durar um dia todo.
Características do Texto Teatral
Textos encenados
Gênero narrativo
Diálogo entre personagens
Discurso direto
Atores, plateia e palco
Cenário, figurino e sonoplastia
Linguagem corporal e gestual
Ausência de narrador
Linguagem Teatral
A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.
Observe que em grande parte a linguagem teatral é dialógica, no entanto, quando encenada por somente um personagem é chamado de monólogo, donde expressa pensamentos e sentimentos da pessoa que está atuando.
Leia também: O que é Monólogo
Elementos da Linguagem Teatral
Os principais elementos que constituem os textos teatrais são:
Tempo: o tempo teatral é classificado em "tempo real" (que indica o da representação), "tempo dramático" (quando acontece os fatos narrados) e o "tempo da escrita" (indica quando foi produzida a obra).
Espaço: o chamado “espaço cênico” determina o local em que será apresentado a história. Já o “espaço dramático” corresponde ao local em que serão desenvolvidas as ações dos personagens.
Personagens: segundo a importância, os personagens dos textos teatrais são classificados em: personagens principais (protagonistas), personagens secundários e figurantes.
Estrutura dos Textos Teatrais
Os textos teatrais são constituídos por dois textos:
Texto Principal: que apresenta a fala das personagens (monólogo, diálogo, apartes).
Texto Secundário: que inclui o cenário, figurino e rubricas.
Quando produzidos, são divididos de maneira linear em:
Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.
Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.
Clímax: momento de maior tensão do drama.
Desfecho: desenlace da ação dramática.
Gêneros Teatrais
Os gêneros teatrais mais conhecidos são:
Tragédia
Comédia
Tragicomédia
Saiba mais sobre o Gênero Dramático.
Exemplo
Segue abaixo um trecho do texto teatral intitulado “Álbum de Família”, escrito por Nelson Rodrigues, em 1945: