texto sobre Setembro Amarelo
Soluções para a tarefa
Eu poderia listar vários motivos pelos quais estou aqui, mas vou lhe dizer apenas dois: Eu me importo, e você não está sozinho.
Não vou te criticar e muito menos te acusar de nada, só quero deixar claro algumas coisas para você. Será que pode me ouvir?
Senta, abra os ouvidos, e se por acaso se sentir confortável com a minha presença, peço que também abra o seu coração. Pois é nele que quero chegar.
Veja bem, é totalmente compreensível que você se sinta sozinho nesse mundo absurdamente grande. Mas se você olhar ao redor com um pouco mais de cautela, vai me ver ali do seu lado, com o braço estendido, te oferecendo a minha mão e também, o meu abraço.
Senta um pouco comigo, me conte o que te deixou triste. Confie em mim, se o seu mundo estiver desabando e se você se sentir sobrecarregado, eu vou estar aqui e te ajudarei. Não vou deixar você, nem por um minuto sequer.
Sei que nos momentos difíceis você se sente pesado, com vontade de sumir e de se isolar em uma ilha, onde pode ficar sozinho com os seus pensamentos, onde não vai incomodar ninguém. Eu sei que dói, uma dor absurda, que rasga o peito e te deixa sem ar. E por um momento você pode pensar que está sozinho, que está afundando, e dói. Respirar dói, tentar continuar dói e que talvez por um fim na sua vida vai acabar com isso, com a dor. Que tudo vai ser mais fácil assim. Mas eu quero lhe dizer que você é precioso. A sua vida é preciosa. E que eu me importo, de verdade. Eu me importo. Não engula o que te dói, me conte o que te deixa triste, aquilo que tira a sua vontade de continuar. Confie em mim, eu quero e vou te ajudar, é uma promessa. Me dê a sua mão, eu vou te guiar pelo caminho e não vou te deixar afundar na escuridão. Me deixe te mostrar o quanto a sua vida é preciosa, o quanto vale a pena lutar, o quanto vale a pena viver. Divida as suas dores comigo, não vou deixar esse fardo te afundar, por favor, só tente mais um pouco. Você é forte, você consegue. E logo depois, no lugar da sua ferida, brotará uma linda flor. Então, por favor, não engula o que te dói.
Resposta:
Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.
Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.
As causas do suicídio são variadas e, segundo o CVV, especialistas identificam transtornos mentais na maior partes das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.
Entretanto, não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam esses transtornos. Não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, o suicídio acontece de maneira impulsiva diante de algumas situações muito impactantes e inesperadas da vida, como final de relacionamentos, perda de pessoas queridas, abusos ou mesmo crises financeiras. O suicídio também é comum em pessoas que sofrem discriminação, como refugiados, imigrantes, gays, lésbicas, transgêneros e intersexuais.
Explicação:
Espero Ter Ajudado :)