texto sobre pobreza e riqueza
Soluções para a tarefa
Olá,
Pobreza
Um dos mais graves problemas da humanidade em todos os tempos, a pobreza preocupou economistas como Adam Smith, que, na obra A riqueza das nações, de 1776, afirmou: “Nenhuma sociedade, cuja maior parte de seus membros são pobres e miseráveis, pode ser próspera e feliz.”
Pobreza, em sentido genérico, é a carência de meios essenciais que garantam a sobrevivência. Em sentido estrito, as necessidades básicas são as que se referem à manutenção da vida; em sentido amplo, dependem do padrão de vida de cada comunidade. Assim, pode designar-se por pobre a pessoa cuja carência a situa à beira da morte, ou a pessoa cuja nutrição, moradia e vestuário, embora suficientes para a preservação da vida, têm qualidade inferior às da população em geral. A pobreza se define segundo parâmetros temporais e espaciais diversos.
Riqueza
Riqueza é a situação referente à abundância na posse de bens materiais, tais como dinheiro e propriedades móveis, imóveis e semoventes; sendo portanto, o contrário de pobreza. Também se aplica à condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor. A riqueza também pode ser medida pelo acesso aos serviços básicos, como saúde, etc. Rica é a pessoa que acumulou substancial riqueza em relação à sociedade na qual vive. Sem dúvida, a riqueza implica acordo social que faça valer o direito de propriedade, através de numerosos meios legais de proteção.
O conceito de riqueza é interrelacionado ao de prosperidade, e de fato, algumas fontes chegam a apontá-los como sinônimos, mas outras discordam, apontando diferenças entre ambos. Há quem diga que riqueza é quantidade de bens e dinheiro, enquanto a Prosperidade é um grau de satisfação causada por eles.[carece de fontes] Há ainda quem diferencie ambos os conceitos partindo do afirmativa de que a riqueza é o fato de ter bens, enquanto a prosperidade é a capacidade de gerar riquezas.
Resposta:
Oie!!!
Explicação:
Primeiramente analisando o termo pobreza percebe-se que é uma palavra com sentido muito pejorativa por que dependendo de quem a enxerga a definição pode mudar completamente.
Mas do ponto de vista social a pobreza pode ser algo natural do capitalismo por que "pobreza pode gerar pobreza a partir de um contexto social" e "riqueza gera riqueza", ou seja, quem está a margem da pobreza encontra-se a mercê da dependência política e econômica de um Estado ou País. Uma possível solução seria a implantação de uma política com melhor distribuição de renda.
Agora, ser pobre não significa que a pessoa está mal vista socialmente! Como falei: Dependendo do ponto de vista, as vezes um pobre vive melhor do que um rico cheio de problemas.