Português, perguntado por camilleoliveira8, 9 meses atrás

texto sobre os
artistas plásticos ​

Soluções para a tarefa

Respondido por elisangelanunes2
0

Resposta:

Artes plásticas são formas de expressão criadas pelo ser humano por meio do manuseio de diversos tipos de materiais. Dessa forma, é possível materializar imagens e formas, reais ou imaginárias, de acordo com a vontade do artista.  Os primeiros registros das artes plásticas no mundo datam da Pré-História e as variadas manifestações artísticas que surgiram até os dias atuais acompanharam a evolução da humanidade com características específicas e também comuns a cada cultura.  Atualmente, a arte é utilizada das mais diversas maneiras, tanto para expressar emoções, sentimentos e desejos do artista, como para censurar ou criticar temas polêmicos em voga. Para isso, são usados todo tipo de material: papel, gesso, tinta, argila, metais, madeira, além de instrumentos tecnológicos.

Artes plásticas na pré-história

A arte rupestre pode ser considerada uma das primeiras formas de arte na Pré-História. As obras desse período, o Paleolítico, se caracterizaram, basicamente, por imagens realizadas em paredes de cavernas e que retratavam os hábitos da época, como a caça, além da representação de animais, como bisões, cavalos e rinocerontes.  As pinturas rupestres mais conhecidas estão em Altamira, na Espanha, e datam de 30.000 a.C. a 12.000 a.C. e em Lascaux, na França, do período entre 15.000 a.C. a 10.000 a.C. Existem também estátuas em formas humanas de, aproximadamente, 25.000 a.C. Um exemplo é a obra Vênus de Willendorf, também conhecida como Mulher de Willendorf.

No Brasil, os registros desse tipo de arte podem ser encontrados em vários locais. Um deles é a Serra da Capivara, no estado do Piauí, maior e mais antigo acervo do continente americano. Outro exemplo eram as artes plásticas produzidas pelos índios com penas de pássaros, além da própria pintura corporal feita com elementos da natureza.

Arte Mesopotâmica

Na civilização mesopotâmica, onde se originaram várias sociedades orientais, as artes plásticas eram utilizadas para demonstrar religiosidade e o poder dos governantes por meio de desenhos que representavam batalhas, caça e outros detalhes da vida dos reis.

A escultura também era destaque por meio da representação de figuras míticas, com cabeça humana e corpo de animais (touro, leão ou águia), que simbolizavam poderio militar.

Arte Egípcia

Na civilização egípcia, as artes plásticas nasceram há 3.000 a.C. e tinham temáticas religiosas e funerárias, questões essas relacionadas à crença do povo egípcio naquela época. Também eram utilizados textos em hieróglifo, considerados um tipo de escrita sagrada, além de pinturas nas paredes das pirâmides e em papiros. Os materiais utilizados na pintura eram retirados da natureza.

Arte Grega

Na Grécia, as primeiras formas de artes plásticas eram realizadas por meio de pinturas de cores vivas, fortes e diversificadas, feitas em murais com desenhos de animais, da natureza, além de imagens abstratas e símbolos marinhos. Ela passou pelos períodos Arcaico, Clássico e Helenístico.

Pode-se destacar como principais características da arte grega a perfeição, simetria, temas voltados para o religioso, funerário ou doméstico, bem como a realização de obras a partir de modelos vivos.

Arte Romana

Os artistas romanos foram influenciados pela arte grega de tal maneira que até mesmo as estátuas gregas clássicas foram copiadas. Outra característica das artes plásticas romanas eram os efeitos tridimensionais na pintura, além de mosaicos de cores vivas, sempre com a temática religiosa.

Arte Renascentista

Já nos séculos XV e XVI, com o desenvolvimento de técnicas de pintura e escultura, os artistas do Renascimento conseguiam dar às obras uma noção maior de volume e profundidade, além de cores que possibilitavam destacar elementos mais importantes e obscurecer outros mais secundários. A tinta óleo proporcionava mais qualidade e durabilidade às obras. Também nessa época teve início a xilogravura, técnica de fazer gravuras em relevo.

Outros movimentos artísticos

Após o Renascimento, surgiram muitos outros movimentos artísticos. Cada qual possuía características específicas mas, de maneira geral, tentavam retratar a realidade social, econômica e cultural de cada época, como também buscavam novas maneiras de se expressar.

Os principais movimentos artísticos foram:

•    Barroco (1600 a 1750);

•    Rococó (1730 a 1820);

•    Neoclassicismo (1750 a 1820);

•    Romantismo (1790 a 1850);  

•    Realismo (1848 a 1875);

•    Impressionismo (1880 a 1900);

•    Pós-impressionismo (1885 a 1907);

•    Expressionismo(1910 a 1930);

•    Cubismo (1908 a 1915);

•    Dadaísmo (1910 a 1920);

•    Surrealismo (1920);

•    Pop Art (1950);

•    Arte Conceitual (1960).

Perguntas interessantes