Português, perguntado por kauanrodrigokauan, 4 meses atrás

texto sobre O papel da escola na construção de uma sociedade não preconceituosa ​

Soluções para a tarefa

Respondido por joseantoniolopezpare
2

Resposta:Nos dias de hoje há uma busca muito grande pela aceitação da diversidade e do empoderamento das minorias. No entanto, apesar da sociedade estar passando por um contexto de mudança, o preconceito ainda está presente em todo lugar e na sala de aula não é diferente.

Isso acontece pelo fato de que alguns espaços da nossa sociedade ainda são especialmente propícios ao surgimento da discriminação. E a escola, por ser um ambiente em que crianças e adolescentes exercem uma enorme pressão dos pares uns sobre os outros (também conhecida como peer pressure), acaba se mostrando como um desses espaços.

Mas a escola também é um lugar de formação e aprendizado. Assim, também conta com ótimas oportunidades voltadas para o combate ao preconceito em sala de aula e fora dela.

Continue lendo esse artigo e saiba de algumas atitudes que podem ajudar o professor a combater qualquer tipo de preconceito entre os estudantes, de maneira que seja possível formar pessoas mais conscientes, tolerantes e abertas ao futuro que vem sendo construído. Confira!

Explicação:

A princípio, pode parecer que as manifestações de preconceito entre os alunos se restrinjam às diferenças raciais. Contudo, é possível que haja muitos outros tipos de discriminação ocorrendo na escola.

Mesmo nas instituições em que se adota o uniforme completo, acabam sendo frequentes as hostilidades em relação aos acessórios e materiais escolares dos estudantes, principalmente com aqueles que não têm condições de adquirir os itens da moda. A discriminação também tende a atingir alunos tímidos, com aparência fora dos ditos padrões ou simplesmente com desempenho ruim em uma ou outra disciplina (sobretudo naquelas que envolvem atividades coletivas, como Educação Física). Outro tipo de preconceito que tem emergido nos últimos tempos diz respeito às questões de gênero.

É preciso que os educadores se atentem a manifestações de bullying e situações de isolamentos causadas pelo preconceito. Além disso, é essencial que o professor tenha uma boa relação com seus alunos, de maneira que o aprendizado possa se tornar mais efetivo e as manifestações de isolamento possam ser identificadas mais facilmente.

Perguntas interessantes