texto sobre justiça e cidadania
Soluções para a tarefa
Resposta:
Justiça e Cidadania são conceitos que se interpenetram e constituem instrumentos essenciais para que os direitos humanos sejam assegurados. É com Justiça e Cidadania que se busca eliminar a diferença entre o homem e o cidadão ou entre o individuo e a pessoa – está última, como sujeito de direitos e obrigações na ordem social fazendo com que os ideais de Liberdade e Igualdade não tenham apenas um sentido formal, semm adequação a realidade.
Justiça e Cidadania formam um binômio que conduz a conquista dos direitos humanos no sentido abrangente – e que fornece as condições indispensáveis ao homem para sua existência civil e política. Neste sentido, o cientista político italiano Norberto Bobbio, afirma: “os direitos do homem nascem como direitos naturais universais, desenvolvem-se como direitos positivos particulares, para finalmente encontrarem sua plena realização como direitos positivos universais”.
Esses direitos, quer entendidos como naturais, humanos, positivos – corporificados nos mais diversos momentos históricos, par meio de pensadores sociais, lutas políticas ou posturas filosóficas – são alcançados com a realização da Justiça e a pratica da Cidadania.
O exercício da Cidadania depende da concretização da Justiça Social. A Justiça Social esta a depender da construção de uma sociedade mais equilibrada. Uma sociedade
Com ampla participação política da população, na qual, seja assegurado o exercício dos direitos e dos deveres erigidos no ordenamento jurídico. Uma sociedade em que todos sejam cidadãos.
Para se construir uma sociedade em que todos sejam cidadãos, e indispensável que a democracia se consolide da forma mais profunda e ampla possível, uma vez que não se pode pensar em Justiça para todos se não houver concreta simbiose entre a regra jurídica abstrata e o direito subjetivo da pessoa.
O conceito de cidadania moldou os direitos humanos ao longo do tempo. Por isso, ao se falar em direitos do cidadão e precise observá-los como sendo os que garantem a participação do individuo no poder exercido pelo Estado e de proteção da pessoa pelo Poder Público.
A rigor, Justiça e Cidadania formam conceitos sincronizados. E, na atualidade, Direito e Justiça abrangem Cidadania.
Explicação: