texto sobre a violência
Soluções para a tarefa
Violência é definida pela Organização Mundial da Saúde como "o uso intencional de força física ou poder, ameaçados ou reais, contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resultem ou tenham grande probabilidade de resultar em ferimento, morte, dano psicológico, mal-desenvolvimento ou privação ", embora o grupo reconheça que a inclusão de "uso do poder" em sua definição expande a compreensão convencional da palavra.
Globalmente, a violência resultou na morte de cerca de 1,28 milhões de pessoas em 2013, contra 1,13 milhões em 1990. Das mortes em 2013, cerca de 842.000 foram atribuídas a auto-destruição (suicídio), 405.000 para a violência interpessoal e 31.000 para a violência coletiva (guerras) e intervenção legal .Corlin, ex-presidente da Associação Médica Americana diz que para cada morte por violência, há dezenas de hospitalizações, centenas de visitas a emergências e milhares de consultas médicas.
Violência nada mais é do que um ato realizado de forma intencional por um ser humano contra qualquer outro ser vivo que cause dano ou intimidação moral. Normalmente, ela é aplicada junto da força e raiva. A intenção do uso da violência é o de fazer com que algo seja realizado da sua forma, ou simplesmente pelo prazer de fazer mal a algo ou alguém.
A violência pode ser dividida em duas categorias distintas: física e psicologia.
Violência física: está é aplicada com o objetivo de ferir algo ou alguém com o uso de agressões, sejam murros, tapas, chutes ou qualquer outro tipo de aplicação da força contra a estrutura física de um ser vivo. Um exemplo que pode ser dado é a violência sexual, quando alguém agride fisicamente a vítima de menor força para realizar algo do seu interesse.
Violência psicologia: esse tipo de ato ainda fica em segundo plano quando se pensa em violência porque a maioria das pessoas associam apenas com dor física, porém, nos últimos tempos, pesquisas e estudos comprovam que o sofrimento mental pode ser igual, ou até pior. É um tipo de agressão que não deixa marcas na pele, pois são realizadas com agressões verbais do tipo: rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
Ciência
Os números de estudos para entender de onde vem a violência do seres humanos cresceu. Eles apontam que a parte do sistema nervoso chamada de Córtex Pré-Frontal (CPF) é a região do cérebro que está mais ligada com o nível de agressão e impulsos violentos dos seres humanos. Os cientistas apontam que pacientes com lesões no CPF são mais tendenciosos a mostrar comportamentos violentos.
Violência e criminalidade
A violência está diretamente ligada à criminalidade, particularmente no Brasil. As taxas vistas em solo brasileiro são piores do que as aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde. Em 2013, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime afirmou que o Brasil têm 25,8 para cada 1000 mil habitantes mortos por homicídio e armas de fogo. A taxa aceitável pela OMS é de 10 a cada 100 mil.