História, perguntado por jeancarlosdesouza55, 9 meses atrás

texto sobre a Revolução Francesa, considerando os seguintes aspectos: o contexto social e político que propício a revolução; as fases da revolução e seus ideais

Soluções para a tarefa

Respondido por doulglasaparecido28
0

Resposta:

Antes da Revolução Francesa o Regime era o Absolutismo, exercido pelo Rei Luís XVI, que terminou na guilhotina. Veja aula gratuita sobre o início a revolução que mudou a história do Ocidente.

A revolução francesa é um dos mais importantes marcos das relações políticas. Ela é tão destacada que, na lógica do eurocentrismo e da História do Ocidente, assinala a mudança do que chamamos de História Moderna para História Contemporânea.

A Revolução Francesa eclodiu em 1789, colocando fim num longo período denominado Antigo Regime, em que o poder na França esteve organizado nos séculos XVI, XVII, e até praticamento o final do século XVIII. Eram os tempos do Absolutismo.

O grande marco simbólico da Revolução Francesa é a ‘Queda da Bastilha’, ocorrida no dia 14 de julho de 1789. A ‘Bastilha’ era o local onde os reis absolutistas confinavam os inimigos do Antigo Regime.

Veja Bolsas de até 100% pela nota do Enem

gapixel

Veja na imagem uma representação da Queda da Bastilha.A invasão popular da antiga prisão sinaliza a chegada dos novos tempos com a Revolução Francesa.

O dito Antigo Regime determinava as relações sociais, políticas e econômicas desde o término da Idade Média, concentrando o poder nas mãos dos Reis Absolutistas. Luís XVI era o rei da França, quando foi deposto durante a Revolução Francesa. Em seguida foi preso e condenado à morte pelos revolucionários, sendo executado em 1793.

O Antigo Regime definia as bases do mercantilismo, mantendo privilégios com origens feudais para as duas classes sociais de elite, clero e nobreza.

Por sua vez, a França do século XVIII era o país mais populoso da Europa, com cerca de 24 milhões de habitantes distribuídos entre os três estamentos sociais, onde o terceiro estado literalmente bancava através do pagamento de tributos as despesas e “boa vida” das elites, isentas de impostos. Veja na imagem acima a pintura “A liberdade guiando o Povo”, de Eugene Delacroix, uma representação da ruptura que foi a Revolução Francesa em relação ao Antigo Regime.

No plano filosófico o Iluminismo, doutrina filosófica baseada em valores burgueses, fazia duras críticas ao Antigo Regime (Absolutismo e Mercantilismo) e aos antigos privilégios feudais, tornava-se cada vez mais popular entre a burguesia francesa.

Perguntas interessantes