Texto sobre a necessidade de desenvolver a resiliência e a assertividade e seus benefícios.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é assertividade?
Assertividade lembra verdade/sinceridade e é uma postura do nosso comportamento que influencia na nossa comunicação.
É uma habilidade social de afirmação dos seus próprios direitos e expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada para o contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.
Então, ser assertivo é dizer o que tem que ser dito, para a pessoa certa, na medida certa, no momento certo, pelo motivo certo, da maneira certa (não ser passivo, agressivo ou dissimulado). Assertividade é ter firmeza, afirmar-se com confiança, acreditar em suas ideias e opiniões com equilíbrio, assumir responsabilidades por si mesmo, ter respeito por si e pelos outros.
Explicação:
Como expressar as emoções negativas
Esse é um modelo de como expressar as emoções negativas de forma pontual e respeitosa e obedecendo todos os critérios da assertividade citados anteriormente.
1. Comece com a palavra EU
Isso significa que você está assumindo responsabilidade pelo o que você está dizendo e de como está se sentindo.
2. Expresse qual a emoção negativa sentida
Pode-se dizer, por exemplo, “eu me sinto desconfortável/humilhado(a)/mal…”. Enfim, expressar qual a emoção que está sentindo.
3. Fale o comportamento do outro que lhe causou o desconforto
Diga ao outro qual o comportamento que ele está tendo que causa o seu desconforto. Exemplo, “eu me sinto desconfortável quando você na reunião, diante dos nossos colegas, interrompe e faz correções da minha apresentação”.
4. Expresse as consequências e os impactos
Expresse o que a ação do outro acarreta e quais são os impactos sofridos. Exemplo, “quando você faz isso, me sinto incompetente e isso não é legal pra mim, que a minha imagem e credibilidade pode cair por terra”.
5. Mostre ao outro os benefícios da mudança
Mostre os benefícios caso o outro não repita tal atitude ou ação. Exemplo, “se não fizermos mais desse modo, se você me poupar desse desconforto, nossa relação poderá ser muito melhor e podemos ter um relacionamento sadio e de cooperação”.
6. Proponha novas alternativas de relacionamento
Proponha outras formas de resolver as situações que podem gerar desconforto.
7. Ouça a percepção do outro e negocie alternativas
Pergunte como o outro percebe a negociação, pode ser que apareça novas percepções e alternativas e que também são interessantes. Mas lembre-se, uma pessoa assertiva tem uma cabeça ganha-ganha. Então qualquer alternativa que for negociada para mudar o relacionamento deve beneficiar ambas as partes.
8. Comprometa-se com as mudanças e agradeça, fechando o acordo
Qualquer alternativa que seja firmada, se comprometa com o acordo e agradeça o outro pela sua compreensão, afinal ela está ajudando a resolver um problema seu causado por um comportamento dele(a).