texto sobre a inflação nos tempos de hoje
Soluções para a tarefa
A inflação segue os efeitos da lei de oferta e demanda na economia. Quando os consumidores estão mais dispostos a gastar e têm disponibilidade para fazer isso, a tendência natural é que os preços subam.
A oferta também tem participação sobre os preços. Quando, por algum motivo, um determinado produto ou serviço tem sua quantidade reduzida no mercado, seu preço sobe. É o que acontece, por exemplo, quando algum efeito climático reduz muito a produção de um alimento e o valor dispara nos supermercados.
Outra causa da alta de preços é a indexação. Essa prática consiste em reajustar preços baseados em valores anteriores, ou seja, uma alta de preços acaba puxando outras.
Quando o dólar sobe, itens importados ficam mais caros no Brasil. Além disso, mesmo que um produto seja fabricado no Brasil, ele pode ter componentes importados, e se o preço desses insumos subir, pode ser repassado para o valor final.
A forma como o governo administra os recursos públicos também pode gerar uma pressão no preço dos produtos e serviços. Isso porque, se gastar mais do que arrecada, o governo pode emitir moeda para pagar seus débitos. Com mais dinheiro em circulação na economia, os preços tendem a subir.
Outra ação do governo que influencia na inflação é a cobrança de impostos. Quando o governo eleva tributos, acaba também puxando os preços para a cima na economia.
Mas, apesar desses efeitos negativos, a inflação não representa apenas que a economia vai mal, pelo contrário. Ela pode ser interpretada como um sinal de que a economia de um país está em movimento, aquecida.
Não é positivo para a economia a queda de preços de forma generalizada. Isso pode fazer com que os consumidores adiem suas compras esperando que os valores sejam ainda mais reduzidos no futuro, travando a atividade do país.