texto sobre a independencia do brasil com interpretação
Soluções para a tarefa
Resposta:
A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.Guerra de independência do Brasil
Diferente do que muitos acreditam, a independência do Brasil não foi pacífica. Com a declaração da independência, uma série de regiões no Brasil demonstrou sua insatisfação e rebelou-se contra o processo de independência. Eram movimentos “não adesistas”, isto é, movimentos que eclodiram nas províncias que não aderiram ao processo de independência e que se mantiveram leais a Portugal.
Os quatro grandes centros da resistência contra a independência do Brasil aconteceram nas seguintes províncias: Pará, Bahia, Maranhão e Cisplatina (atual Uruguai). Aconteceram campanhas militares nessas localidades e os combates contra as forças que não aderiram à independência estenderam-se até 1824. Para saber mais sobre, leia este texto: Guerra de Independência do Brasil.
Consequências da independência do Brasil
Entre as consequências do processo de independência do Brasil, podem ser mencionados:
Surgimento do Brasil enquanto nação independente;
Construção da nacionalidade “brasileira”;
Estabelecimento de uma monarquia nas Américas (a única no continente junto da haitiana e mexicana);
Endividamento do Brasil por meio de um pagamento de 2 milhões de libras como indenização aos portugueses.