texto sendentarisno o grande mal do século 20 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
O sedentarismo, conhecido como mal do século, é definido pela falta ou diminuição da prática de atividades físicas. Essa doença, considerda autoadquirida, atinge grande parte da população mundial, principalmente crianças e jovens. Além disso, é causado pelo pouco gasto de calorias diárias e pela maior comodidade fornecida atualmente na vida do ser humano e, como resultado, tras graves problemas de saúde para esses indivíduos.
Nos dias atuais, é notável que muitas crianças da geração Z substituiram o ato de brincar por jogar videogames, assistir televisão e usar smatphones ou tablets. Ao invés de brincarem na rua, elas ficam presas dentro de casa na companhia de aparelhos eletrônicos que os próprios pais fornecem apenas para as manterem entretidas ou por acharem incrível a habilidade de seus filhos de utilizar a tecnologia. Outrossim, a falta de atividades físicas é um outro fator do sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMG), é necessário que uma criança na faixa etária entre 6 e 17 anos, pratique uma hora por dia de exercício cinco dias por semana. E também, a má alimentação é uma coadjuvante desse problema.
Por consequência, o sedentarismo na infância traz vários riscos aos pequenos, como o desenvolvimento de pressão alta e diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol ruim (LDL), depressão e, principalmente, obesidade. Mas na maioria dos casos, algumas dessas enfermidades só se manifestarão quando as crianças se tornarem adultos. E também, por terem tido uma infância inativa, elas podem apresentar uma menor expectativa de vida, a qual é um fato que poucos indivíduos sabem.
Portanto, para esses pequenos viverem uma vida ativa e de qualidade, é necessário que os pais levem as crianças para passear ao ar livre, pensem na possibilidade da iniciação esportiva e, acima de tudo, sirvam de exemplo para seus filhos. Também o Governo juntamente com o Ministério da Saúde devem promover campanhas de incentivo a prática de atividade física e palestras em escolas de educação infantil para que os pequenos deixem de lado a vida sedentária.