TEXTO-RESUMO
Chamamos população ao conjunto de indivíduos que habitam determinado local, região, país ou o mundo. A população mundial, por exemplo, apresenta como principais características a diversidade e a distribuição desigual pela superfície terrestre.
No começo do século XIX, o número de habitantes no planeta atingiu a marca de 1 trilhão de pessoas. Com a melhora do padrão de vida, as inovações na medicina e na saúde pública e a urbanização, a população mundial aumentou consideravelmente, a tingindo 2 bilhões no final de 1920. Atualmente, ela é superior a 7 bilhões de pessoas e, segundo projeções, deve chegar a 9 bilhões em 2044, quando a taxa de crescimento deve começar a se estabilizar.
O aumento relativo da população urbana e a concentração populacional em cidades com mais de 1 milhão de habitantes foram particularmente notáveis a partir da década de 1970. No fim da década de 2000, a população urbana mundial ultrapassou a das áreas rurais.
A aplicação de tecnologia na agricultura, que liberou a mão de obra do campo, e a expectativa de melhores condições de vida nas cidades foram fatores que favoreceram o êxodo das áreas rurais, contribuindo para o crescimento econômico e industrial das cidades.
Ao mesmo tempo, muitas cidades cresceram demasiadamente e não conseguiram absorver toda a mão de obra proveniente do campo. Acentuaram-se as desigualdades sociais das áreas urbanas, especialmente em países em desenvolvimento.
Atualmente, embora haja o predomínio da população urbana no mundo, a população rural ocupa um lugar de destaque. Os recursos produzidos no campo, isto é, alimentos e matérias-primas, são imprescindíveis para as atividades industriais e o abastecimento daqueles que vivem nas cidades.
Para prover as necessidades estabelecidas pelas sociedade urbano-industrial, foi necessário o desenvolvimento de uma agricultura moderna, cujas produção em larga escala é pautada na mecanização agrícolas, na produção monocultura, na concentração de terra e no uso intensivo de fertilizantes, agrotóxicos e outros produtos químicos.
Tal modelo contribui para o aumento da desigualdade de acesso a alimentos e matéria-prima em âmbito mundial: a concentração da população em grandes centros urbanos, sobretudo em regiões mais pobres, que sofrem com o risco de escassez de recursos.
ATIVIDADE
01) O que significam os termos: êxodo rural, população absoluta e relativa, crescimento vegetativo, taxa de natalidade e mortalidade e densidade demográfica?
02) Qual tipo de problema causa as alta concentração da população nas cidades?
03) Faça um lista com os dez países mais populosos do mundo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Explicação:
- eu sou neheheuuddu me daria pra min uma chance para a mamãe e u ele tá crescendo dea de vc uma uma uma garota que como tá falando
npaulino582:
????
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás