Texto resumido sobre o sistema política na Austrália e na Nova Zelândia.
Pff, preciso pra hoje!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Nova Zelândia é uma democracia parlamentar independente. O país é oficialmente uma monarquia constitucional, do qual o Chefe de Estado titular é a rainha Elizabeth II do Reino Unido, que é representada pela Governadora-Geral, Patsy Reddy.
Neste sistema, há 65 membros que representam distritos eleitorais, do qual cinco são reservados para a população Maori, e os outros são selecionados de listas de candidatos dos partidos, para produzir um resultado proporcional. Uma consequência do novo sistema é que os partidos maiores agora precisam do apoio dos partidos menores para formar os governos de coalizão.
Dessa Câmara é selecionado um gabinete executivo de 20 membros, que é dirigido pela atual Primeira-Ministra, Jacinda Ardern, do Partido Trabalhista, de centro-esquerda. Atualmente, cinco outros partidos têm representação na Câmara, do qual o Partido Nacional, de centro-direita, é o principal da oposição.
A chefe de estado é a rainha Elizabeth da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, representado pelo governador geral australiano, que é nomeado pela rainha depois de aconselhada pelo primeiro-ministro. Embora as atribuições do governador geral costumem ser meramente simbólicas e cerimoniais, agindo sempre de acordo com a recomendação dos ministros e do governo, ele exerce um importante papel dentro da organização da política australiana. Cabe ao governador geral a escolha do primeiro-ministro se as eleições resultarem num parlamento onde nenhum partido consiga a maioria e nem a construção de uma coligação. Também é seu dever demitir um primeiro-ministro ou demais ministros que tenham perdido a confiança do parlamento ou que tenham atuado ilegalmente. Além disso o governador geral tem o poder de recusar um pedido do primeiro ministro para dissolver o parlamento. Em essência, o papel político do governador geral como chefe de estado é proteger a constituição e facilitar o trabalho do parlamento e do governo.[1]