História, perguntado por sarahvitorino2008, 8 meses atrás

texto resumido sobre máscara de Jade tumba tikal​

Soluções para a tarefa

Respondido por ana207girls
18

texto que encontrei :

Joias de jade são encontradas em túmulo de rei maia na Guatemala

Cemitério real pode ser o mais antigo da civilização, dizem especialistas.

Naquela época, pedra era considerada detentora de propriedades sagradas.

Maias usavam cacau também como tempero, revela achado de 2.500 anos

Tumba de possível príncipe maia é encontrada no México por alemães

Descoberta de 'novo' calendário maia desmente teoria do fim do mundo

Arqueólogos encontraram joias de jade no túmulo de um antigo rei maia na Guatemala. O achado foi feito em junho, mas divulgado apenas agora. Os especialistas acreditam que esse seja o cemitério real mais velho dessa civilização pré-colombiana.

A região fica próximo de um centro de produção de jade, e a descoberta poderia ajudar a esclarecer as técnicas primitivas e o comércio dessa pedra, que era considerada pelos maias como tendo propriedades sagradas.

Maias jade (Foto: Parque Arqueologico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP)

Pedras de jade foram descobertas em túmulo maia (Foto: Parque Arqueológico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP)

As joias estavam enterradas no sítio arqueológico Tak'alik Ab'aj, no departamento de Retalhuleu, sul do país. Foi encontrado também um colar com pingente esculpido em forma de cabeça de abutre, símbolo de poder econômico e status, e usado por homens mais velhos e respeitados.

A equipe, então, apelidou o governante de K'utz Chman ("avô abutre"), que reinou por volta de 700 a.C e também foi um líder religioso. Segundo o arqueólogo do governo Miguel Orrego, esse sacerdote era o "chefão" da época e teria sido o primeiro líder a introduzir elementos que definiram a cultura maia, como a construção de pirâmides.

Maias jade (Foto: Parque Arqueologico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP)

Pingente de colar maia tem a cabeça de abutre (Foto: Parque Arqueológico Nacional Tak’alik Ab’aj/AFP)

Os arqueólogos não encontraram restos humanos no local, mas os artefatos passaram por uma avaliação de carbono que sugere que o rei tenha sido enterrado entre 770 e 510 a.C.

A Guatemala está repleta de ruínas da civilização maia, que prosperou entre 250 e 800 d.C. e se estendeu de Honduras até a região central do México. Bem antes disso, por volta de 400 a.C., o império pré-colombiano olmeca começou a desaparecer, e os maias cresceram e assumiram o controle das rotas de comércio. Influências olmecas estão presentes na área em volta do sítio Tak'alik Ab'aj, o que indica possíveis ligações entre as duas culturas.

o resumo dele:

Joias de jade são encontradas em túmulo de rei maia na Guatemala Tumba de possível príncipe maia é encontrada no México por alemães Arqueólogos encontraram joias de jade no túmulo de um antigo rei maia na Guatemala.  Pedras de jade foram descobertas em túmulo maia. Pingente de colar maia tem a cabeça de abutre


sarahvitorino2008: muito obrigada me ajudou mto
ana207girls: que bom
annalivia44: vcs sabem dizer qual povo produziu a máscara de Jade?
Respondido por heloisagoncalves745
4

A máscara de Jade ou máscara maia designa as máscaras produzidas por esse povo mesoamericano, sendo atualmente um dos maiores símbolos de sua cultura.

Como seu nome sugere, essa máscara era produzida com jade, uma espécie de gesso que era encontrado na natureza de forma já colorida, especialmente na cor verde, o que era tido como uma joia.

Por ser um material duro e resistente, proporcionava lapidações interessantes e duradouras, cujas representações estavam de acordo com o misticismo e as crenças desse povo.

Por sua beleza e procura, o jade era mais valioso que o ouro.

Este link será útil:

https://brainly.com.br/tarefa/10680811

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes