texto:
PRECONCEITO NA DANÇA
Dançar é usar o corpo para mostrar identidade, um momento, uma emoção. O senso comum costuma relacionar a dança necessariamente ao sexo feminino ou a homossexualidade; aspectos que fazem muitos homens se afastarem ou sequer tentarem praticar a dança e, assim, se privam de externar seus sentimentos. Nas danças clássicas e modernas, por exemplo, esse preconceito é ainda mais presente, porém, com o surgimento das danças contemporâneas, essa discriminação tem diminuído e os caminhos estão se abrindo para os homens.
Com a declaração de Marcus Vinicius de Sousa, percebemos que o preconceito contra homens que dançam é bastante comum. Ele conta que, no começo da carreira, muitos colegas faziam piadas por dançar, alegando que somente mulher fazia valer. Apesar das constantes provocações, o bailarino nunca desistiu dos seus sonhos. No começo, sofreu muito com brincadeiras dos colegas, dizendo que balé era coisa de mulher, que homem não dançava, mas ele conseguiu mostrar para eles que não tem nada ver uma coisa com a outra. O balé é uma arte e é uma dança como qualquer outra, como o break ou dança de salão, que também são dançadas por homens.
A dança faz parte da civilização humana desde os tempos de seu surgimento, quando ainda não se comunicava verbalmente e sim só por gestos e movimentos expressivos. Era por meio da dança que o homem comunicava, caçava, agradecia seus deuses e se expressava.
Com o passar do tempo, a dança tornou uma atividade elitista (academia), ou dança da esporadicamente em datas ou eventos comemorativos nas escolas, e não nas aulas de educação física como conteúdo de área. A Educação Física na escola é uma área do conhecimento diretamente relacionada coma corporeidade do educando, ou seja, com o movimento humano consciente e com a sua capacidade de movimento, a dança pode trazer ao aluno uma experiência excelente de conhecimento do seu corpo e de seus movimentos. Os grandes benefícios da dança, que é uma das atividades mais complexas por trabalhar o indivíduo deforma integral, ou seja, faz com que trabalhe o corpo e mente, juntos, tornando-o criativo, expressivo, participativo, conhecedor de seu próprio corpo e extremamente social.
Entretanto no desenvolvimento da dança são encontrados vários descaminhos, entre eles estão os fatores que apontam para exclusão da dança nos planejamentos da educação física. Que muitas vezes estar relacionada com a falta de conhecimento ou o desinteresse dos professores da área, ou no preconceito quanto a este conteúdo. É importante rever nas escolas os conteúdos da dança, pois é uma forma simples dos alunos conhecerem melhor seu corpo ao executaremos movimentos, movimentos esses que são realizados espontaneamente com um conjunto de sentimentos que a música proporciona. Com liberdade de expressão, cada aluno é motivado a buscar dentro de si próprio, a fonte inspiradora de sua movimentação, ocorrendo uma liberdade de espírito de sentimentos e pensamentos, se tornando cidadãos capazes de viver numa sociedade onde poderá expressar seu sentimento e emoções junto com suas críticas.
A dança é uma grande fonte de expressão corporal que deve ser bem trabalhada para que haja um grande desenvolvimento das potencialidades humanas, devido a seus métodos criativos e expressivos. É também grande fonte de riqueza quando tratamos de costumes e culturas entre os povos, fazendo com que as pessoas conheçam e aprendam culturas diferentes. Hoje, por não ter este conteúdo como disciplina, alguns alunos mantêm certo preconceito a respeito de dançar.
atividade:
Complete a frase abaixo de acordo com o texto:
A............................................ na escola é uma área do conhecimento diretamente relacionada com a ............................... do educando, ou seja, com o movimento humano consciente e com a sua capacidade de movimento, .................................. pode trazer ao aluno uma experiência excelente de conhecimento do seu corpo e de seus movimentos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Educação física, corporeidade ,a dança
Espero ter ajudado! :)
Respondido por
1
Resposta:
O senso comum costuma relacionar a dança necessariamente ao sexo feminino ou a homossexualidade; aspectos que fazem muitos homens se afastarem ou sequer tentarem praticar a dança e, assim, se privam de externar seus sentimentos
Explicação:
:))
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás