Texto: Por um longo tempo, ele [Benjamin Franklin] alimentou uma visão de harmonia imperial em que a Grã-Bretanha e a América poderiam ambas florescer em um grande império em expansão. Mas achava que isso somente funcionaria se a Grã-Bretanha parasse de subjugar os americanos com suas regras e tarifas de comércio mercantil impostas de longe. Depois que ficou claro que a Grã-Bretanha mantinha a intenção de subordinar suas colônias, o único caminho restante era a independência.
Questão: O desejo de independência não era unanimidade entre os colonos da América inglesa. O texto de Benjamin Franklin expõe não apenas a dúvida inicial, mas, também, o que levou a uma maior adesão ao movimento de independência, após o descontentamento com
a) a diminuição de investimentos ingleses na produção de açúcar na América.
b) a redução de cunhagem de moedas, que provocou a falta delas no comércio.
c) o apoio inglês aos franceses na conquista de terras no norte da América.
d) o maior controle inglês das trocas comerciais realizadas pela colônia.
e) o bloqueio continental às embarcações americanas com açúcar e derivados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa D, tendo a Revolução Americana eclodido principalmente pela intensificação de uma postura cada vez mais autoritária por parte da Inglaterra em relação aos colonos, passando a cobrar impostos cada vez mais pesados e arbitrários.
Esta postura inglesa era justificada pela necessidade do país de reabastecer os cofres públicos depois dos gastos que o país havia feito com a Guerra de Sete Anos, travada contra a França, mas foram medidas diretamente prejudiciais aos colonos. Como a Inglaterra se recusou a dar representação política aos colonos e a rever as suas medidas autoritárias, estes se rebelaram e declararam a sua Independência.
Perguntas interessantes