Texto:
Plante uma árvore para quem você ama e ajude a reflorestar a Mata Atlântica
Quando se fala sobre a Mata Atlântica, floresta presente em 17 estados brasileiros e que tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta, sempre somos lembrados de que só restam pouco mais de 8,5% da vegetação original que ali existia, quando os portugueses primeiro aportaram em nosso país.
Mas em vez de lamentar, podemos mudar este cenário. Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica.
Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?
Para mobilizar a população brasileira a reflorestar a Mata Atlântica, o programa Um Pé de Quê? e a Fundação SOS Mata Atlântica lançaram a campanha Dá Pé – A sua geração pode mudar o mundo.
O objetivo é, através da captação de recursos por financiamento coletivo no site Kickante, arrecadar dinheiro para, inicialmente, plantar 20 mil mudas de árvores nativas no entorno do Rio Una, recuperando assim 1,33 km de matas ciliares deste importante curso d’água, localizado na Bacia do Rio Paraíba do Sul, responsável por parte do abastecimento dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
“A campanha vai ajudar também a mostrar o quanto a floresta é importante para garantir a geração de água em quantidade e qualidade para o nosso consumo”, ressalta Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
[...] Estevão Ciavatta, marido de Regina Casé e roteirista e diretor da Pindorama Filmes, que produz Um Pé de Quê?, destaca a urgência do reflorestamento das matas brasileiras e enfatiza como em um prazo muito rápido dá para se ver resultados reais.
1) No trecho: “Mas em vez de lamentar, podemos mudar este cenário”, a palavra MAS tem a função de: *
1 ponto
A) conjunção, que introduz uma ideia de oposição.
B) conjunção, que introduz uma ideia de conclusão.
C) conjunção, que introduz uma ideia de soma.
D) conjunção, que introduz uma ideia de alternância.
2) Qual das alternativas indica um trecho em que a linguagem promove aproximação com o leitor: *
1 ponto
A) Quando se fala sobre a Mata Atlântica, floresta presente em 17 estados brasileiros e que tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta.
B) Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?
C) A campanha vai ajudar também a mostrar o quanto a floresta é importante para garantir a geração de água em quantidade e qualidade para o nosso consumo.
D) O objetivo é, através da captação de recursos por financiamento coletivo no site Kickante, arrecadar dinheiro para, inicialmente, plantar 20 mil mudas de árvores nativas no entorno do Rio Uma.
Soluções para a tarefa
Resposta:1- A) conjunção, que introduz uma ideia de oposição.
2- B) Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?
1. No trecho em questão, a palavra "mas" é classificada como uma conjunção adversativa. Isto é, a conjunção "mas" tem a função de oposição de ideias, podendo ser substituída por conjunções como porém, todavia ou entretanto. Alternativa A.
2. No texto, o leitor se aproxima do autor no trecho "Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?". Podemos justificar a afirmação pelo uso da expressão "eu e você", colocando autor e leitor juntos em um mesmo lado. Alternativa B.
2)A