Texto para responder às questões 01 a 05
O pressuposto que estrutura essas reflexões é que a política define-se como experiência de linguagem e que a qualidade dessa experiência nos une ou nos separa, tornando-nos seres políticos ou antipolíticos.
Se nosso ser político se forma em atos de linguagem, precisamos pensar nessa formação quando o empobrecimento desses atos se torna tão evidente. O autoritarismo é o sistema desse empobrecimento. Ele é o empobrecimento dos atos pela interrupção do diálogo. Interrupção que se dá, por sua vez, pelo empobrecimento das condições nas quais o diálogo poderia acontecer. Essas condições são materiais e concretas. Elas referem-se a mecanismos, na forma de dispositivos criadores de hábitos, que impedem as práticas de diálogo. Esses dispositivos são criados por racionalidades que operam na linguagem. A linguagem está como que fora e dentro das pessoas, forjando-as e sendo forjada por elas. O diálogo é uma atividade que nos forma e que é formada por nós. É um ato linguístico complexo capaz de promover ações de transformações em diversos níveis. Poderíamos nos perguntar o que acontece conosco quando entramos em um diálogo e o que acontece caso isso seja possível. O diálogo é uma prática de não violência. A violência surge quando o diálogo não entra em cena.
[...]
TIBURI, Marcia. Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2015.
Considerando que o trecho do texto de Marcia Tiburi não é estruturado predominantemente por meio de conjunções, pode-se afirmar que
A
a autora se pretende ao hermetismo e à escrita de difícil inteligibilidade, impedindo a total compreensão do leitor.
B
muitas das relações entre as frases ocorrem por meio dos ganchos semânticos, e não por ganchos sintáticos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa B.
O texto de Márcia Tiburi não está estruturado por meio de conjunções para ligar os períodos e parágrafos. Assim, as relações entre as frases ocorrem mais por meio dos ganchos semânticos do que por meio dos ganchos sintáticos.
Na verdade, a coerência nesse texto ocorre mais pelos sentidos presentes na frases que seguem umas as outras, ou seja, os ganchos semânticos constroem a coerência textual.
Respondido por
2
Resposta:
alternativa B
Explicação:
não sei se esta certa
Perguntas interessantes