Português, perguntado por DannyCarver, 1 ano atrás

Texto: Para onde vamos com o autismo?
(www. estadao. com.br)

"Os acontecimentos de vida, as contingências que cercam o nascimento de uma criança, têm um fator determinante no estabelecimento da relação mãe-bebê, por isso o que está em jogo no estabelecimento dessa relação não pode jamais ser avaliado como fruto de uma competência inata da mãe ou do bebê."

Sobre a palavra "que", em destaque no penúltimo parágrafo do texto, pode-se afirmar corretamente que:

a) é uma conjunção, já que liga duas ideias organizadas em orações diferentes.
b) é um conector coordenativo, pois liga orações com ideias independentes entre si.
c) é um conector subordinativo, porque liga orações que são dependentes entre si; uma principal e a outra subordinada a ela.
d) é uma preposição acidental, já que, apesar de comumente exercer função de conjunção integrante, no trecho conecta termos entre si.
e) é um pronome relativo, já que retoma o termo antecedente; exerce a função sintática de sujeito.

Soluções para a tarefa

Respondido por AndrewMatarazzo
2
O termo antecedente do “que” é “as contingências”, que está imediatamente antes. Quanto ao aposto: o termo “as contingências que cercam o nascimento de uma criança”, de fato, renomeia o termo anterior “os acontecimentos da vida”, podendo ambos serem o sujeito do verbo TER: 1) Os acontecimentos de vida têm um fator determinante no estabelecimento da relação mãe-bebê; 2) As contingências que  cercam o nascimento de uma criança têm um fator determinante no estabelecimento da relação mãe-bebê. De qualquer jeito, a oração subordinada adjetiva que inicia com o pronome “que” serve como restrição para a palavra “contingências” (que é o núcleo do aposto) e não para a palavra “acontecimentos” (que é o núcleo do sujeito).

Logo, a nossa resposta fica na letra (E). É isso, espero ter ajudado!!
Perguntas interessantes