Português, perguntado por EzequielLimaa9514, 1 ano atrás

Texto para as questões de 24 a 27Ao LeitorQue Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, coisa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte e, quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne, ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual; ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.24As "duas colunas máximas da opinião" são caracterizadas, pelo narrador, por meio deA qualidades antitéticas.B palavras sinônimas.C adjetivos alegóricos.D juízos aleatórios.E expressões coloquiais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
5

Olá,

A alegoria é uma figura de linguagem onde uma palavra ultrapassa o seu sentido objetivo, possuindo um sentido semelhante ao metafórico. Quando o autor diz que há duas colunas de opinião, uma é a do frívolos e a outra é a dos graves, que representam opiniões diferenciadas de tipos de pessoas.

Os graves poderiam ser vistos como os mais críticos, ainda que fossem incapazes de compreender a escrita de Brás Cubas, enquanto que os frívolos são as pessoas superficiais. Assim sendo, a estima dos graves e o amor dos frívolos configuram alegorias.

É correta a Alternativa C.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes