Texto para as questões de 23 a 26Esta sinistra morada era habitada por uma personagem talhada pelo molde mais detestável; era um caboclo velho, de cara hedionda e imunda, e coberto de farrapos. Entretanto, para a admiração do leitor, fique-se sabendo que este homem tinha por ofício dar fortuna/Naquele tempo acreditava-se muito nestas coisas, e uma sorte de respeito supersticioso era tributado aos que exerciam semelhante profissão. Já se vê que inesgotável mina não achavam nisso os industriosos!E não era só a gente do povo que dava crédito às feitiçarias; conta-se que muitas pessoas da alta sociedade de então iam às vezes comprar venturas e felicidades pelo cômodo preço da prática de algumas imoralidades e superstições.Pois ao nosso amigo Leonardo tinha-lhe também dado na cabeça tomar fortuna, e tinha isso por causa das contrariedades que sofria em uns novos amores que lhe faziam agora andar a cabeça à roda.Tratava-se de uma cigana; o Leonardo a vira pouco tempo depois da fuga da Maria, e das cinzas ainda quentes de um amor mal pago nascera outro que também não foi a este respeito melhor aquinhoado; mas o homem era romântico, como se diz hoje, e babão, como se dizia naquele tempo; não podia passar sem uma paixáozinha. Como o oficio rendia, e ele andava sempre apatacado, não lhe fora difícil conquistar a posse do adorado objeto; porém a fidelidade, a unidade no gozo, que era o que sua alma aspirava, isso não o pudera conseguir: a cigana tinha pouco mais ou menos sido feita no mesmo molde da saloia.Manuel António de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.23Para realizar seu propósito evidente de ironizar e até de desmerecer os ideais do amor romântico, o narrador valeu-se de vários recursos expressivos, alguns dos quais se encontram relacionados nas alternativas abaixo. A ÚNICA alternativa que registra um recurso de expressão que NAQ se prestou a essa finalidade éA a associação do termo "romântico” ao termo ‘’babão".B a utilização do diminutivo em “paixãozinha".C o emprego da alusão, para indicar o caráter interesseiro da dama escolhida.D a designação da amada como "adorado objeto".E a atribuição de sentido pejorativo à palavra "fidelidade".
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá,
Durante o texto é possível notar uma postura totalmente contra o amor romântico e seus ideais; da busca de um relacionamento amoroso que seja capaz de unir dois indivíduos e que votos e promessas sejam feitas de ambas as partes. O autor satiriza e ironiza todo o ideal envolto no amor romântico.
Ele faz isso utilizando a palavra fidelidade em um sentido negativo, ou seja, pejorativo, dado o trecho "porém a fidelidade, a unidade no gozo,", de forma que a fidelidade é encarada com simples vaidade em forma implícita pelo autor.
Por isso é correta a Alternativa E.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes