Texto para as questões de 21 a 23Sextilhas RomânticasPaisagens da minha terra,Onde o rouxinol não canta - Mas que importa o rouxinol?Frio, nevoeiros da serra Quando a manhã se levanta Toda banhada de sol!Sou romântico? Concedo.Exibo, sem evasiva,A alma ruim que Deus me deu.Decorei "Amor e medo","No lar", "Meus oito anos"... Viva José Casimiro Abreu!Sou assim, por vício inato.Ainda hoje gosto de Diva,Nem não posso renegar Peri tão pouco índio, é fato,Mas tão brasileiro... Viva,Viva José de Alencar![...]Manuel Bandeira Estrela da vida inteira.21Considere as seguintes afirmações sobre as expressões "onde", "ruim" e "nem não", retiradas, respectivamente, das estrofes 1,2 e 3:I"Onde": constitui a chamada "licença poética", uma vez que, no contexto e de acordo com a norma-padrão, o correto seria empregar "aonde";II"ruim": deve ser pronunciado de acordo com a variante popular da língua, isto é, como monossílabo, tendo em vista a métrica adotada no poema;III"Nem não": trata-se da dupla negativa, uso típico da oralidade já incorporado pela língua escrita padrão.Está correto apenas o que se afirma emA lie III.B II.C I e III.D III.E I.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta letra B
O uso do “onde” está correto, já que a ideia que o autor quer passar é de permanecia. O "aonde" é usado quando queremos passar ideia de movimento. Portanto, o uso está correto, segundo a norma padrão.
A expressão “ruim” é falada no monossílabo, que é maneira das pessoas se referirem a uma pessoa de alma “ruim”, aquela pessoa má ou bem perversa.
“Nem não” não é empregado na norma padrão.
Esse poema “Sextilhas Românticas” é um dos exemplos do romantismo de Manuel Bandeira, já ele é lembrado como um poeta romântico.
Perguntas interessantes