Texto para as questões de 20 a 22No mar de dúvidasHá duas maneiras de aprender qualquer coisa: uma, leve, suave, com informações corretas mas superficiais, que, pela incompletude da liçào, nào indo aos assuntos a ela correlatos, acaba sendo insuficiente para permitir a fixaçào da aprendizagem. £ um método que pode agradar, e até divertir o leitor menos exigente; mas nào lhe garante o sucesso do conhecimento.A segunda maneira é aquela que procura dar um passo à frente da resposta breve e imediata: estabelece relações entre a dúvida apresentada e outros assuntos afins, de modo que, aprofundando um pouco mais a liçào, amplia o conhecimento e garante sua permanência, porque nào se contenta em ficar na superfície dos problemas e das dúvidas.Falamos em superfície, e a palavra nos sugere agora uma comparaçào entre as duas maneiras de aprender das quais vimos tratando. A primeira ensina a pessoa, no mar de dúvidas, a manter-se à superfície; nào afunda, mas nào sai do lugar. A segunda, além de permitir à pessoa permanecer à superfície, ensina-lhe a dar braçadas, ir mais além. Assim, pela primeira maneira, a pessoa boia; pela segunda, nadando, avança e chega a seu destino.Evanildo Bechara, Na ponta da língua. Adaptado.20Sobre os verbos “boiar” e "nadar", empregados metaforicamente no texto, é correto afirmar:A Representam ações que, a partir de um mesmo esforço, produzem resultados diferentes.B Expressam, respectivamente, a solução de dúvidas e a aprendizagem por meio do entretenimento.C O primeiro remete à "incompletude da liçào" e o segundo, à "fixaçào da aprendizagem".D O modo de aprender representado pelo primeiro resulta em "um passo a frente"; já o do segundo é o que leva a "uma resposta imediata”.E Sào duas maneiras de aprender que se distinguem mais pela quantidade do que pela qualidade.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
O texto retirado de "Na ponta da língua", redigido por Evanildo Bechara, comenta sobre a existência de dois tipos de aprendizagem. Segundo o autor, a primeira consistem em boiar, visto que a pessoa aprende de forma superficial sobre determinado assunto, não conseguindo fixar o conteúdo caso necessário.
Já a segunda forma de aprendizagem se trata do nadar, pois a pessoa explora aquilo que foi aprendido, não se contentando com o simples boiar ao relacionar suas dúvidas com temas variados.
Desta forma, podemos dizer que a alternativa correta é a letra C, pois "boiar" é uma metáfora para aprender alguma coisa superficialmente e "nadar" é outra metáfora, mas para aprender algo de forma mais concreta e permanente.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Informática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás