Texto para as questões cie 09 a 1101No desequilíbrio dos mares,02as proas giram sozinhas...03Numa das naves que afundaram04é que certamente tu vinhas.05Eu te esperei todos os séculos06sem desespero e sem desgosto,07e morri de infinitas mortes08guardando sempre o mesmo rosto09Quando as ondas te carregaram10meu olhos, entre águas e areias,11cegaram como os das estátuas,12a tudo quanto existe alheias.13Minhas mãos pararam sobre o ar14e endureceram junto ao vento,15e perderam a cor que tinham16e a lembrança do movimento.17E o sorriso que eu te levava18desprendeu-se e caiu de mim:19e só talvez ele ainda viva20dentro destas águas sem fim.Cecília Meireles. “Canção”Questão n° 09Em relação aos poemas “Contagem regressiva”, de Ana Cristina Cesar, e“Canção”, de Cecília Meireles, considere a alternativa INCORRETA.a)O eu lírico de cada poema precisa lidar com um amor ausente, no caso de Cecília Meireles, e com a lembrança dos amores já vividos, em Ana Cristina Cesar.b)A palavra ' rosto”, nos dois poemas, indicia emprego da linguagem figurada.c)Há um registro irônico no poema de Ana Cristina Cesar, traço ausente no poema de Cecília Meireles.d)O poema “Contagem regressiva” revela o quanto Ana Cristina Cesar é uma continuadora do estilo poético de Cecília Meireles.e)“Canção” segue um padrão métrico mais rígido do que “Contagem regressiva”.
Soluções para a tarefa
Nós podemos dizer que os poemas de Ana Cristina César há uma relação estrita com a Poesia Marginal, enquanto que a Cecília Meireles se relaciona principalmente com o Simbolismo e o Romantismo.
Enquanto que essa tradição portuguesa do Simbolismo e do Romantismo é subjetivo, carente e vazio, os textos de Ana são cheios de linguagem coloquial, metáforas e todo tipo de verso livre.
Dessa forma, pelas diferenças denotadas entre os textos, podemos dizer que Ana não herdou estilos de Cecília Meireles.
Portanto, alternativa INCORRETA é a letra D.
Em relação aos poemas “Contagem regressiva”, de Ana Cristina Cesar, e“Canção”, de Cecília Meireles, considere a alternativa INCORRETA.
a)O eu lírico de cada poema precisa lidar com um amor ausente, no caso de Cecília Meireles, e com a lembrança dos amores já vividos, em Ana Cristina Cesar.
b)A palavra ' rosto”, nos dois poemas, indicia emprego da linguagem figurada.
c)Há um registro irônico no poema de Ana Cristina Cesar, traço ausente no poema de Cecília Meireles.
d)O poema “Contagem regressiva” revela o quanto Ana Cristina Cesar é uma continuadora do estilo poético de Cecília Meireles.-- > INCORRETA
e)“Canção” segue um padrão métrico mais rígido do que “Contagem regressiva”.
Na letra D - observamos que :
O texto :
--->CONTAGEM REGRESSIVA de Ana Cristina César :
Encontramos a *linguagem coloquial,
*metáforas (“num delírio de arquivística”)
*versos livres
-->Na Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo de Cecília Meirelles ela demonstra o que buscava, nos anos 70, uma expressão artística , ainda tolhida pelo regime militar ou pelas imposições do mercado editorial .