Texto para as questões cie 01 a 0601Carta do escritor Graciliano Ramos ao pintor Cândido Portinari02Rio - 18 - Fevereiro - 194603Caríssimo Portinari:04A sua carta chegou muito atrasada, e receio que esta resposta05já não o ache fixando na tela a nossa pobre gente da roça. Não há06trabalho mais digno, penso eu. Dizem que somos pessimistas e07exibimos deformações; contudo as deformações e miséria existem08fora da arte e são cultivadas pelos que nos censuram.09O que às vezes pergunto a mim mesmo, com angústica, Portinari,10é isto: se elas desaparecessem, poderíamos continuar a trabalhar?11Desejamos realmente que elas desapareçam ou seremos também12uns exploradores, tão perversos como os outros, quando expomos13desgraças? Dos quadros que você mostrou quando almocei no Cosme14Velho pela última vez, o que mais me comoveu foi aquela mãe com15a criança morta. Saí de sua casa com um pensamento horrível:16numa sociedade sem classes e sem miséria seria possível fazer-se17aquilo? Numa vida tranquila e feliz que espécie de arte surgiria?18Chego a pensar que faríamos cromos, anjinhos cor-de-rosa, e isto19me horroriza.20Felizmente a dor existirá sempre, a nossa velha amiga, nada a21suprimirá. E seríamos ingratos se desejássemos a supressão dela,22não lhe parece? Veja como os nossos ricaços em geral são burros.23Julgo naturalmente que seria bom enforcá-los, mas se isto nos24trouxesse tranquilidade e felicidade, eu ficaria bem desgostoso,25porque não nascemos para tal sensaboria. O meu desejo é que,26eliminados os ricos de qualquer modo e os sofrimentos causados27por eles, venham novos sofrimentos, pois sem isto não temos arte.28E adeus, meu grande Portinari. Muitos abraços para você e para29Maria.Gracilianosensaboria: contratempo, monotoniapág. 5Provi Tipo AQuestão n° 01Observe as afirmações:I.A carta apresentada para leitura pertence a um gênero do discurso do domínio discursivo interpessoal, por isso prevê, em sua própria elaboração, uma interlocução entre emissor e destinatário, com papéis bem definidos.II.A carta apresentada para leitura é classificada como um discurso aberto, dirigido não a um leitor-interlocutor específico, mas a um conjunto de leitores virtuais com o objetivo de expressar opiniões e denunciar ações negativas.III.Na carta apresentada para leitura, pode ser assinalada, entre outras, a presença das funções emotiva (na manifestação de sentimentos do emissor), conativa (no endereçamento das mensagens ao destinatário) e referencial (no tratamento de assuntos específicos).Assinale a alternativa correta.a)Estão corretas as afirmações I e II.b)Estão corretas as afirmações I e III.c)Estão corretas as afirmações II e III.d)Todas as afirmações estão corretas.e)Nenhuma das afirmações está correta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Olá!
A carta de Graciliano Ramos para Cândido Portinari não é classificada como discurso aberto, pois se trata de uma carta direcionada a um destinatário específico, se tratando, então, de um texto interpessoal, o que pode ser observado no início do texto quando Graciliano Ramos usa o vocativo "Caríssimo Portinari" e o assina com o próprio nome.
A carta possui diversos pontos em que sentimentos e desejos do autor são expressos, assim como há trechos em que a função conativa e referencial são utilizadas.
Logo, a alternativa correta é a letra B.
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás