Texto para as questões 26 e 27Como sempre acontece a quem tem muito onde escolher, o pequeno, a quem o padrinho queria fazer clérigo mandando-o a Coimbra, a quem a madrinha queria fazer artista metendo-o na Conceição, a quem D. Maria queria fazer rábula arranjando-o em algum cartório, e a quem enfim cada conhecido ou amigo queria dar um destino que julgava mais conveniente às inclinações que nele descobria, o pequeno, dizemos, tendo tantas coisas boas, escolheu a pior possível: nem foi para Coimbra, nem para a Conceição, nem para cartório algum; não fez nenhuma destas coisas, nem também outra qualquer: constituiu-se um completo vadio, vadio-mestre, vadio-tipo.Manuel António de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.26A repetição constitui um recurso expressivo marcante na construção desse texto. Dos seguintes elementos linguísticos, o único que NAO é empregado de forma reiterada no excerto é:A substantivos com a mesma função sintática.B verbos no pretérito.C estruturas frasais semelhantes.D pronomes com função de complemento.E adjetivos com conotação subjetiva.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Olá!
O trecho retirado da obra Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Bandeira, fala sobre as diversas escolhas possíveis que "o pequeno possuía", sendo que todas eram escolhas que ofereciam grandes vantagens, como ser artista ou clérigo em Coimbra. Entretanto, este escolheu fazer nada, se tornando um "completo vadio".
De acordo com o texto e as alternativas apresentadas, os adjetivos com conotação subjetiva não é um elemento linguístico empregado de forma reiterado. Apesar de existirem no texto, estes são pontuais. Logo, a alternativa correta é a letra E.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás