Texto para as questões 10 e 11Omenino no espelho01POUCO tempo depois eu iria viver uma das experiências mais02fantásticas da minha vida. Tudo começou com aquela máquina03fotográfica, marca Agfa, em forma de caixotinho. Gerson não deixava04que ninguém pusesse a mão nela, a não ser quando ele próprio queria05ser fotografado. Então contava seis passos e ia postar-se diante06da máquina, enquanto alguém, a seu pedido, de costas para o sol,Pru%ia Tipo A^Grupo» I - IV - V - VI07com o cuidado de quem segura um alçapão com passarinho dentro,08apenas apertava o botão. Quase sempre aparecia na foto, além do09fotografado, a sombra comprida de quem batia a chapa.10As câmeras fotográficas eram verdadeira preciosidade, e quem11tinha uma, como o Gerson, despertava inveja em todo mundo.12Um dia ele me disse que ia fazer uma experiência. Mandou13que eu ficasse junto ao muro branco do quintal, como se estivesse14conversando com alguém. Depois de bater a foto, fez com que eu15passasse para o lugar desse alguém, e sem rodar o filme tornou16a fotografar. Revelada a foto, veio me mostrar o resultado, me17enchendo de assombro: um retrato em que eu aparecia duas vezes,18como se fosse outra pessoa, conversando comigo mesmo! Tenho19até hoje essa foto, que deu margem a tantas fantasias, quando eu20era menino: ficava a contemplá-la, fascinado, pensando como seria21bom se realmente existisse uma pessoa igual a mim.Fernando Sabino, O menino no espelho, 1982Questão n° 10Sobre o fragmento de Fernando Sabino, todas as alternativas estão corretas,EXCETO ema)As câmeras fotográficas eram verdadeira preciosidade, e quem tinha uma, como o Gerson, despertava inveja em todo mundo (linhas 10 e 11) pode-se inferir que a família descrita possui uma condição social da média para superior.b)ficava a contemplá-la, fascinado, pensando como seria bom se realmente existisse uma pessoa igual a mim (linhas 20 e 21) percebe-se a tristeza emocional e a ausência de relacionamentos pessoais do narrador.c)Tenho até hoje essa foto, que deu margem a tantas fantasias, quando eu era menino (linhas 18 a 20) constata-se a importância dessa experiência vivenciada pelo narrador personagem.d)Gerson não deixava que ninguém pusesse a mão nela, a não ser quando ele próprio queria ser fotografado (linhas 3 a 5) compreende-se a importância que a personagem Gerson dá à sua máquina da marca Agfa.e)POUCO tempo depois eu iria viver uma das experiências mais fantásticas da minha vida (linhas 1 e 2) entende-se que o narrador personagem rememora uma das várias aventuras de sua vida.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá!
O texto de Fernando Sabino conta uma história da sua infância sobre seu primeiro contato com uma máquina fotográfica. Item de luxo na época, seu vizinho que tinha um modelo, resolveu fazer uma experiência com o narrador. Ao tirar sua foto duas vezes sem rodar o filme, o narrador apareceu na foto de forma duplicada, o que o levou a fantasiar como seria bom se existisse alguém como ele.
Todas as alternativas estão corretas, exceto a alternativa B, porque o narrador não fica triste com suas fantasias, apenas sonhador.
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás