Texto para a questão.
Os modernistas produziram manifestos e profissões de fé, fundaram revistas, formaram grupos, mesmo depois de estarem evidentes as diferenças dentro do grande grupo inicial. Os escritores de 30 não produziram um único manifesto estético. [...] Para entender essas diferenças pode ser útil voltar um pouco a algo apenas esboçado acima: aquela diferença entre as gerações formadas antes e depois da Primeira Guerra, articulada à dinâmica do funcionamento dos projetos de vanguarda. [...] O modernismo nasceu em São Paulo e não há quem deixe de apontar o quanto do desenvolvimento industrial da cidade alimentou a esperança de que a modernização do país, quando generalizada, poderia até mesmo tirar da marginalidade as massas miseráveis.
BUENO, Luís. Uma história do Romance de 30. São Paulo:
Edusp. Campinas: Editora da Unicamp, 2006. p. 66-67.
(PUCC-SP) — Assinale a alternativa que identifica uma das vertentes do movimento cultural a que o texto de Luís Bueno se refere. O objetivo era
A
buscar as formas de expressão artístico-culturais prevalecentes até o período e fortemente baseadas em elementos estéticos da cultura europeia que se adequava à realidade brasileira.
B
projetar no mundo artístico europeu as manifestações da arte e da literatura moderna brasileira, desencadeadas pelo regionalismo nordestino que defendia os valores tradicionais do país.
C
renovar as formas de expressão artística e literária por meio da contestação dos velhos padrões estéticos europeus e defender a introdução de modelos norte-americanos nas artes brasileiras.
D
valorizar as estruturas mentais tradicionais que favoreciam a criação artística de caráter nacional, defender o realismo e o naturalismo contra as velhas tendências artísticas do romantismo.
E
romper as amarras formais que impediam a livre manifestação cultural, criticar a submissão às correntes culturais europeias e às desgastadas fórmulas artísticas então em moda.
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Resposta:
E
romper as amarras formais que impediam a livre manifestação cultural, criticar a submissão às correntes culturais europeias e às desgastadas fórmulas artísticas então em moda.
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romper as amarras formais que impediam a livre manifestação cultural, criticar a submissão às correntes culturais europeias e às desgastadas fórmulas artísticas então em moda.