Texto para a próxima questão:
A terra dos meninos pelados Havia um menino diferente dos outros meninos: tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam: – Ó pelado! Tanto gritaram que ele se acostumou, achou o apelido certo, deu para se assinar a carvão, nas paredes: Dr. Raimundo Pelado. Era de bom gênio e não se zangava; mas os garotos dos arredores fugiam ao vê-lo, escondiam-se por detrás das árvores da rua, mudavam a voz e perguntavam que fim tinham levado os cabelos dele. Raimundo entristecia e fechava o olho direito. Quando o *aperreavam demais, aborrecia-se, fechava o olho esquerdo. E a cara ficava toda escura. Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul. RAMOS, Graciliano.Alexandre e outros heróis. Rio de Janeiro: Record, 1987, p.104.
* aperreavam – chateavam.
1) (G1 - cp2) Qual das alternativas a seguir poderia substituir a interjeição sublinhada em “Ó pelado!” (2.˚ parágrafo)?
A)Urgh.
(B)Ah.
(C) Ei.
(D) Ui.
2) São características da crônica: I. Gênero narrativo marcado pela brevidade, narra fatos históricos em ordem cronológica.
II. Publicada em jornal ou revista, destina-se à leitura diária ou semanal, pois trata de acontecimentos cotidianos.
III. Obra de ficção do gênero narrativo, apresenta narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
IV. Gênero que se define por sua pequena extensão, é mais curto que a novela ou o romance, apresentando uma estrutura fechada.
V. Tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário, geralmente é escrito em primeira pessoa.
(A) I e II
(B) I e III
(C)VI e V
(D) I e V
(E) III e IV
3) (ENEM – 2012)  Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois
(A) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.
(B) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.
(C) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.
(D) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.
4) (UFRGS) Considere as alternativas abaixo sobre o gênero crônica:
I. A neutralidade e a isenção do cronista são fatores preponderantes para a realização de uma boa crônica.
II. A crônica é escrita para durar pouco; daí advém o seu caráter efêmero e datado, bem como o interesse muitas vezes momentâneo. III. Rubem Braga, ao contrário de Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino, concentrou sua obra na crônica. Qual(is) está(ão) correta(s)?
(A)Apenas I.
(B)Apenas II.
(C)Apenas I e II.
(D)Apenas II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1) C) Ei
2) A) I e II
3) B) A atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito
4) D) Apenas II e III
Magodastrevas:
oii muito obrigado!
Perguntas interessantes