Português, perguntado por ianfelipe1, 1 ano atrás

texto oratoria, texto sobre seguranca

Soluções para a tarefa

Respondido por felipemcostaov93yj
0
vou escrever um para voce
Respondido por yasminslip
1
OLA!!!
A Presença do Estado na economia globalizada



O Estado é uma instituição formada por uma população que reside em um determinado território com governo próprio.



Os Estados modernos surgiram inicialmente no século XV, primeiro com a formação de Portugal e Espanha. Depois foram surgindo os demais Estados europeus, principalmente no século XIX. Foram surgindo também outros Estados no mundo, seguindo o mesmo modelo de estrutura política e territorial.



O Estado inicialmente tinha atribuições como defesa do território, procurar dar um bem-estar as pessoas, e um bom relacionamento político com outros Estados.



Ao longo da história essas atribuições foram aumentando. Com uma variação de país para país, o Estado foi agregando várias outras funções:



» participação acionária em empresas;

» pagamento de aposentadorias, pensões e seguro-desemprego;

» investimento em educação, saúde e moradia;

» controle da circulação da moeda;

» realização de empréstimos a juros baixos, ou isenção de impostos para determinados grupos;

» construção e manutenção de equipamentos de infra-estrutura.



Na década de 80 surgiram novas propostas sobre as atribuições do Estado, por causa das crises em vários países subdesenvolvidos, e dos elevados déficits públicos de muitos países. As organizações financeiras (Banco Mundial e FMI) e o governo dos Estados Unidos propuseram um Estado que não interferisse no livre comércio, que facilita-se a atuação da grandes empresas, que cobrasse menos impostos e reduzisse seus gastos. Essa idéia foi chamada de neoliberal.



O Estado sendo neoliberal deve intervir pouco na economia, procurando eliminar barreiras ao comércio internacional, privatizar empresas e atrair investimento estrangeiro. Para o conceito neoliberal o papel do Estado é apenas incentivar a pesquisa tecnológica para apoiar as empresas privadas e assegurar estabilidade econômica. A produção de mercadorias fica apenas para as empresas particulares.



Os gastos do governo, até mesmo em aspectos sociais, devem ser restringidos, a fim de não acarretar déficits nas contas do governo. Os gastos do Estado não devem ser altos também, para não acarretar impostos elevados para as empresas e sobre a sociedade como um todo. Além disso, segundo os conceitos neoliberais, os gastos das empresas com mão-de-obra acabam sendo repassados ao preço dos produtos, por isso, devem ocorrer algumas eliminações ou modificações nos direitos trabalhistas, para estimular novas contratações.



A adoção das práticas neoliberais, fez com que alguns Estados, de países subdesenvolvidos, ficassem vulneráveis a ação de empresas estrangeiras, que são originárias dos países desenvolvidos.



Com isso, as desigualdades entre os países só aumentaram, visto que o neoliberalismo atende melhor os que possuem maior capacidade de investimento, e maior capacidade de atuação no mercado mundial, ou seja, beneficia mais os países desenvolvidos.



Antiglobalização



Os movimentos antiglobalização surgiram em todo mundo, devido as conseqüências negativas que surgiram com a globalização.



Esses movimentos partem do principio que as multinacionais estão dando forma ao mundo. Os países ricos procuram defender o espaço para os conglomerados multinacionais. Enquanto os países pobres, procuram atrair investimentos abrindo seus mercados para esses mesmos conglomerados.

ianfelipe1: Nao tem ND a ver cm segurança e isso é plagio
yasminslip: Opa,respondi o cara errado
yasminslip: Foi mal aí
Perguntas interessantes