Texto: o triste aborto político
Como vimos, a estrutura do texto dissertativo-argumentativo apresenta pelo menos três partes básicas: a introdução ou início do texto, em que se expõe a tese ou ideia central defendendo um ponto de vista sobre determinado assunto, o desenvolvimento, que consiste na exposição de argumentos que sustentam o ponto de vista exposto, e, por fim, a conclusão, que é o fechamento de seu ponto de vista.
Nas opções abaixo, assinale a opção correta que apresenta a parte estrutural em que o trecho destacado está localizado.
(a) “Nesse ínterim, a tese do sociólogo Zygmunt Bauman parece se concretizar...” – Introdução.
(b) “Tal descrença contribui para a estruturação de uma sociedade permissiva e conformada...” – Desenvolvimento.
(c) “A descrença, ou a substituição, de um direito político demonstra a desistência do homem enquanto ser que participa de e se identifica com um senso coletivo.” – Conclusão.
(d) “Entretanto, enquanto muitos árabes lutam por seus direitos políticos, o mundo ocidental parece ter descartado tal conquista...” – Introdução.
(e) “[tal sociedade] esquece suas conquistas coletivas e prefere viver atrás de sua própria “política”: desigual, individualista e terrivelmente vazia.” – Desenvolvimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Analisando o contexto das orações mencionadas pelas alternativas, vemos que a única correta é a letra b.
Podemos dizer que a frase mencionada na alternativa b, faz parte da estrutura do texto identificada como desenvolvimento, pois conseguimos perceber o inicio de um argumento no texto, defendendo o posicionamento que o texto terá.
Na alternativa a o trecho se relaciona mais a conclusão, pois fornece o fechamento de uma reflexão. Na letra c e d, vemos que as frases se relaciona m mais com o desenvolvimento. Na alternativa d, a frase parece estar associada a conclusão.
Perguntas interessantes
Artes,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás