texto: O adivinho escolhe sua esposa entre três pretendentes.
1. Qual é a situação problema apresentada na lenda? Explique-a. 2. Na narrativa, há um personagem diretamente envolvido na situação problema. Responda: a) Descreva todas as características explícitas ou implícitas desse personagem. b) Que atribuições ele tem na comunidade dos "principes do destino"? c) Como foi possível saber as características implícitas e as atribuições dele? 3. As três pretendentes de Orunmilá têm nomes bastante significativos. Responda: a) Que relação há entre a Riqueza e sua maior qualidade? Seu nome reflete sua personalidade? Explique. b) Que relação há entre a Discórdia e sua maior qualidade? Seu nome é apropriado à sua personalidade? Explique c) Que relação há entre a Paciência e sua maior qualidade? Seu nome reflete sua personalidade? Explique. 4. Releia o trecho a seguir: O primeiro impulso de Orunmilá foi casar-se com Riqueza, pois quem tem Riqueza tem tudo, pensou ele. a) O adivinho quis escolher, inicialmente, casar-se com Riqueza. O que o fez desistir? Explique. b) Quem narra a história? O foco narrativo está em primeira ou em terceira pessoa? c) O que a frase "[...] pois quem tem Riqueza tem tudo, pensou ele" pode revelar sobre o narrador da lenda?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Ele precisava se casar mas tinha que escolher entre 3 mulheres mas cada uma tinha qualidades diferentes.
2-a) Sozinho e solitario
B) ( nao sei )
C) vendo as ações delas e assim tomando sua decisão.
3-a) sua maior qualidade é ter tudo oque deseja o que vai fazer que acumule bens
B) ao obter bens almejados por outras pessoas ela desperta a discórdia na sua relação com os outros.
C) ao se contentar em ter apenas o possível ela demonstra tranquilidade e paciência.
4-a) depois de ouvir oque o mendigo avia dito a ele.
B) ( nao sei )
C) ( nao sei )
( Atenção )
Assim que eu conseguir as respostas das perguntas não respondidas eu coloco.
espero ter ajudado :)
A lenda afro-brasileira "O adivinho escolhe sua esposa entre três pretendentes" de Reginaldo Prandi, conta a história do adivinho Orunmilá que deve decidir com qual das três irmãs, Riqueza, Discóridia e Paciência, ele vai se casar.
Sobre "O adivinho escolhe sua esposa entre três pretendentes"
1. A situação problema apresentada na lenda é que o adivinho não consegue decidir entre qual das três irmãs, Riqueza, Discórdia ou Paciência ele deve se casar.
Primeiro se decidindo casar com Riqueza, mas mudando de ideia ao perceber que a riqueza é instável.
Em seguida ele decide se casar com a Discórdia por ela ser muito popular, mas depois percebendo que ela incentivava brigas e se decepcionando.
Ao final, ele decide se casar com Paciência, percebendo que todas as decisões apressadas que ele tomava não eram boas.
2.a) As características implícitas e explicitas do personagem são:
- sábio
- disciplinado
- culto
- previdente
- solitário
b) As atribuições dadas a esse personagem são que ele sabe jogar búzios e ver o destino, por causa disso ele pode dar conselhos e mediar conflitos.
c) Conseguimos saber as características implícitas de Orunmilá pelas suas decisões (ao escolher uma esposa), e pelas suas ações na comunidade.
3. a) Ao se apresentar, a personagem Riqueza diz que sua maior qualidade é conseguir tudo que deseja ter, o que remete a riqueza. Portanto, sim, seu nome reflete a sua personalidade.
b) Aos se apresentar, a personagem Discórdia diz que sua maior qualidade é ter o que os outros querem ter, isso indica que por ela ter o que os outros almejam ter, ela causa discórdia. Portanto, sim, seu nome reflete a sua personalidade.
c) No caso se Paciência, a personagem diz que sua maior qualidade é ter tudo o que ela pode ter, e ao se contentar com o que está ao seu alcance no momento a personagem demonstra tranquilidade e paciência. Portanto, sim, seu nome reflete a sua personalidade.
4.a) O adivinho considerou que "quem tem riqueza tem tudo", mas ao receber um milionário falido e infeliz, Orunmilá percebe que "a riqueza vem e a riqueza vai", sendo algo não permanente, o que o faz mudar de ideia.
b) Quem narra a história é um narrador observador. Ele não faz parte da história e apenas observa os personagens.
c) Isso revela que o narrador, além de observador, também sabe os pensamentos dos personagens.
Entenda mais sobre interpretação de texto aqui: brainly.com.br/tarefa/42896386
#SPJ2