texto:Na cultura brasileira,qualquer espirro é sinônimo de gripe. A pessoa abre a geladeira,espirra porque entrou em contato o ar frio e imediatamente é considerada gripada.
Essa banalização do que é a gripe tem inconveniente sério,pois não se trata de uma doença com a benignidade que a maioria imagina. Em crianças,pessoas idosas ou imunodeprimidas,pode ser uma moléstia grave e até causar a morte.
Gripe e resfriados são doenças virais e vão muito além de um simples espirro. Embora os sintomas sejam semelhantes,os da gripe são bem mais intensos. Há até uma regra prática para distinguir uma enfermidade da outra. Se a pessoa foi trabalhar apesar do nariz escorrendo,do peso na cabeça e da irritação na garganta,não está com gripe está resfriada. A gripe derruba a pessoa,deixa-a de cama,sem a menor condição de sair de casa e trabalhar.
[...]
Perguntas:
a)Que substantivos foram usados ao longo do texto para retomar a palavra gripe?
b)Em relação a gripe,as palavras anotadas no item B são hiperônimos ou hipônimos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Vamos lá, vou responder mais que essas
A. O Dr. Drauzio Varella quer dizer que as pessoas sempre acham que estão com gripe. Sempre associam sintomas de espirro com a gripe.
B. Não são consideradas sinônimos porque espirro está relacionado ao efeito do som, ao ato de espirrar. Por sua vez a gripe está ligada a doença infecciosa.
C. Os substantivos foram mal-estar, quebradeira, tossir, etc.
D. Tossir é hiperônimo de doença.
E. Vírus pode ser considerado sinônimo de gripe, já que ela é causada por um.
1. A vantagem de não usar a mesma palavra em um texto é que permite que o leitor fique atento a leitura. Por isso existem os sinônimos, para não repetir as palavras.
ESPERO TER AJUDADO <3
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás