TEXTO:
NA CASA DOS PRONOMES (Monteiro Lobato)
Todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais. (Reto, Obliquo, Tratamento) Emília bateu na porta — toque, toque, toque. Veio abrir o Pronome Eu. — Entrem, não façam cerimônia. Narizinho fez as apresentações. — Tenho muito gosto em conhecê-los — disse amavelmente o Pronome Eu. — E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? — perguntou Emília. — Estão lá dentro, jantando. No refeitório estavam os pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos. Os meninos viram lá o Me, o Ti, o Nos, o Te, o Ti, o Vos, o O, o A, o Lhe, o Se, e o Si. — E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento — disse Eu. — Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Você, Senhor, Senhora, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros. — E para que servem os senhores Pronomes Pessoais? — perguntou a menina. — Nós — respondeu Eu — servimos para substituir os Nomes das pessoas. Os meninos notaram um fato muito interessante — a rivalidade entre o Tu e o Você. O Pronome Você havia entrado do quintal e sentara-se à mesa com toda a brutalidade, empurrando o pobre pronome Tu do lugarzinho onde ele se achava. — Que há entre aqueles dois? — perguntou Narizinho. — Parece que são inimigos... — Sim — explicou o Pronome Eu. O meu velho irmão Tu anda muito aborrecido porque o tal Você apareceu e anda a atropelá-lo para lhe tomar o lugar. — E fora os Pronomes Pessoais não há outros? — Há sim — disse Eu —, moram aqui na casa ao lado. Na outra casa os meninos encontraram os Pronomes POSSESSIVOS — Meu, Teu, Seu, Nosso, Vosso e Seus com as respectivas esposas e com os plurais. Depois encontraram os Pronomes DEMONSTRATIVOS — Este, Esse, Aquele com as suas respectivas esposas e parentes. As esposas eram Esta, Essa, Aquela e os parentes Isto, Isso, Aquilo. — Muito bem — disse Narizinho. — Vamos adiante. Vejo alguns senhores muito conhecidos. De fato, mais adiante os meninos encontraram os Pronomes INDEFINIDOS. Eram eles: Algo, Algum, Alguém, Nada, Nenhum, Ninguém, Tudo, Tanto, Tal, Pouco, Quanto, Qual. com as suas respectivas formas femininas e os competentes plurais. — São umas palavrinhas muito boas, que a gente emprega a toda a hora — comentou Emília. Havia ainda os Pronomes RELATIVOS, que servem para indicar uma coisa que está para trás. Eram eles: Que, Quem, O Qual, Cujo, Onde, etc., com as suas respectivas esposas e plurais. Por fim conheceram os Pronomes INTERROGATIVOS, que servem para fazer perguntas. Todos usam um Ponto de Interrogação no fim, para que a gente veja que são perguntativos. E os meninos viram lá os Interrogativos: Quê? Qual? Quanto? Quem?
1 - Escreva o nome de cinco personagens do texto.
2 - Por que Eu, Meu, Este, Algo, Que e Quanto estão escritos com letras maiúsculas no texto?
3 - A que classe gramatical pertencem as palavras “Eu, Meu, Este, Algo, Que e Quanto?”.
4 - Por que o pronome Tu anda aborrecido?
5 - De acordo com o texto, para que servem os pronomes pessoais?
6 - Os pronomes pessoais se dividem em três grupos. Quais são eles?
7 - Quais os seis tipos de pronomes presentes no texto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)- Emília, Narizinho, Os Meninos e o Pronome Eu.
2)- Porque são nomes de personagens que são Pronomes Pessoais.
3)- Pertencem à Classe Gramatical dos Pronomes Possessivos.
4)- Porque o Você apareceu e anda a atropelá-lo para lhe tomar o lugar.
5)- Servem para substituir os Nomes das pessoas.
6)- Reto, Oblíquo e de Tratamento.
7)- POSSESSIVOS, DEMONSTRATIVOS, INDEFINIDOS, RELATIVOS, INTERROGATIVOS e PESSOAIS.
1) O texto apresenta vários personagens, cinco deles são: Emília, o pronome "Eu", Narizinho, o pronome "Você", e os meninos.
2) Os pronomes "Eu", "Meu", "Este", "Algo", "Que" e "Quanto" estão escritos com letra maiúscula, porque no texto representam personagens, têm vida.
3) Classes gramaticais dos pronomes "Eu", "Meu", "Este", "Algo", "Que" e "Quanto":
- Eu - Pronome pessoal;
- Meu - Pronome possessivo;
- Este - Pronome demonstrativo;
- Algo - Pronome indefinido;
- Que - Pronome relativo;
- Quanto - Pronome indefinido.
4) O pronome "Tu" está aborrecido porque apareceu o "Você" que está querendo tomar o lugar dele.
5) De acordo com o texto os pronomes pessoais, servem para substituir o nome das pessoas.
6) Os pronomes pessoais se dividem em três grupos, são eles: Reto, Oblíquo e Tratamento.
7) Os seis tipos de pronomes presentes no texto são:
- Pronome pessoal;
- Pronome possessivo;
- Pronome demonstrativo;
- Pronome indefinido;
- Pronome relativo e
- Pronome interrogativo.
O que são Pronomes?
- Os pronomes constituem uma das classes gramaticais, chamadas de classe morfológica da língua portuguesa;
- Pronome é definido como a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe significado;
- Podem ser classificados em: pronomes pessoais (reto, oblíquo e tratamento), pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes interrogativos, pronomes relativos e pronomes indefinidos.
Assim podemos concluir que os pronomes são uma classe de palavra que tem como função substituir ou acompanhar o substantivo.
Aprenda um pouco mais sobre os pronomes aqui: brainly.com.br/tarefa/20622564
#SPJ2