Português, perguntado por bts7armybr, 7 meses atrás

TEXTO Motivo Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento. Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, — não sei, não sei. Não sei se fico ou passo. Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: — mais nada. (Meireles, Cecília. “Motivo”. In Viagem. Lisboa: Editorial Império, 1939).

Nesse poema é tratada a postura do poeta perante a vida e utiliza um jogo de antíteses. Segundo o texto, é CORRETO afirmar que:

a) A vida do poeta varia entre alegrias e tristezas, que vão refletir-se na sua poesia.
b) O poeta escreve para preencher um vazio existencial, que resulta de uma incapacidade de sentir alegria ou tristeza verdadeiras.
c) Na estrofe final, tem-se uma previsão da morte do poeta e da permanência de sua poesia.
d) O poeta valoriza o papel de sua obra na construção de uma nova realidade, o que lhe confere um caráter permanente.
e) A canção (poema), feita de alegrias e tristezas, prazeres e sofrimentos, é o que permite ao poeta edificar um mundo próprio, no qual ele pode atravessar noites e dias. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrie24445
6

Resposta:

confia

Explicação:

e resposta correta e a letra c(

Respondido por julialiri
2

Nota-se que o poeta usa antíteses para se referir ao fazer poético, assim, afirma, por exemplo, não ser alegre, nem triste, mas ser poeta. Sua vida varia entre sentimentos, os quais estão refletidos na sua poesia, nesse sentido, a alternativa adequada é a A.

O que é o fazer poético?

É o processo de fazer um poema ou poesia, assim, há produções que falar sobre este processo, isto é, um poema que fala sobre o processo de escrever um poema. Nesta situação se usa a expressão "fazer poético" para representá-la.

Continue estudando sobre poeta em: https://brainly.com.br/tarefa/1656612

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes