TEXTO: LIVRO - a troca . VALOR DE 1.0 PONTO
Pra mim, livro é vida; desde muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pra paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim cheia me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei de um dia alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra em algum lugar uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.
Entendendo o texto:01 – A autora afirma que, desde criança, os livros lhe deram casa e comida.(0.5)a) Como era essa casa? b) O que quer dizer comida, nessa firmação? *
02 – Com o tempo, a autora foi esquecendo de construir novas casas. Por quê?(0.5) *
0 pontos
03 – Como o livro pode levar alguém a morar no mundo inteiro?(0.3) *
0 pontos
04 – Que tipo de tijolo a autora passou a fabricar?(0.2) *
5.Observe a tirinha abaixo:
a) A crítica social desta tirinha é construída justamente pela diferenciação estabelecida entre quais palavras? *
0 pontos
b) Qual o radical das palavras VIVENTE e SOBREVIVENTE? *
0 pontos
c) Explique com suas palavras a diferença entre VIVENTE e SOBREVIVER no contexto da tirinha. *
d) Qual das palavras VIVENTE e SOBREVIVENTE possui um prefixo? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a) era feita de inúmeros livros , empilhados um acima do outro ou encostados para parecer um telhado.
b)acredito que a autora esteja se referindo as palavras e ilustrações , e que elas eram a 'comida" para o seu "eu" criança.
2) porque começou a ler realmente o que contia os livros ( e se interessar pelos mesmos ) não apenas usa-los para construir as casinhas.
3) nos livros encontramos personagens ,personalidades e lugares que muitas vezes não imaginamos ( ficção ) ou temos oportunidade de ver ( por se tratar de pessoas e lugares de outras épocas) , ser ou visitar e isso nos da a sensação de morarmos naquele mundo , no mundo do livro e ficarmos totalmente absorvidos por tal.
( Harry Potter e seu mundo magico um ótimo exemplo para tal sensação)
4) o que ela usava para fazer suas casas quando criança : LIVRO.
Resposta:
com o tempo a autora foi esquecendo de construir novas casas porque