Português, perguntado por mariaclara947511, 1 ano atrás

Texto jornalístico sobre o uso de celular na sala de aula​

Soluções para a tarefa

Respondido por Pomillena
4
Os celulares na sala de aula tem infernizado a vida de professores, coordenadores e diretores nas escolas. Um verdadeiro vício nos fones de ouvido e na facilidade de andar com uma câmera, uma músicoteca, um gravador, um computador e muito mais (em 10 centímetros quadrados) é um dos grandes problemas enfrentados nas salas de aula. Mas o que fazer? Combater, abolir, confiscar, proibir? Uma coisa é fato. Não vamos conseguir convencer jovens a não utilizarem seus aparelhos. O aparelho é uma propriedade privada do indivíduo, ou seja, não pode ser confiscado. Então se não podemos com o inimigo temos que nos aliar a ele. Toda essa tecnologia comprimida em alguns centímetros quadrados pode servir como excelente ferramenta pedagógica e disciplinar.
Isso mesmo câmeras, gravadores, bluetooths, música e internet são ferramentas pedagógicas muito eficazes em muitos tipos de atividades pedagógicas. Gravação de uma aula expositiva, produção de vídeos, montagem de aulas com imagens e fotos. Estudo de músicas. Por exemplo, um professor pode propor o estudo de uma determinada música e para estimular o bom uso dos aparelhos ele passa via bluetooth a música para os alunos no início da aula, propõe a analise e orienta e cada um com seu aparelho, pois a maioria tem um, irá ouvir e analisar a música. Outra situação é a pesquisa. Dicionários, Wikipédia e sites são instantaneamente acessados. E por que não usá-los a nosso favor. A favor do aprendizado.
Mas e como usar como questão disciplinar. É simples. Uma das grandes dificuldades é manter alunos, principalmente do ensino fundamental, sentados e em silêncio após uma atividade. Agora se você propor que, após a atividade realizada, eles estarão liberados para ouvirem suas músicas em seus fones, desde que permaneçam sentados e em silêncio, a aceitação será positiva. Além disso, cultive muito sua paciência para gerir esse uso, pois, como sempre, eles tentarão ultrapassar os limites que você impuser.
O fato é que temos que nos adaptar às novas realidades. E o vício tecnológico é uma delas. Então vamos tentar converter seus efeitos negativos em efeitos positivos. Criar possibilidades. Negociar situações e diminuir conflitos. Tudo é possível. E é também difícil, mas afinal as coisas boas e positivas não são fáceis.
Respondido por rayquorq
3

Resposta: Texto jornalístico: uso de celular na sala;

Explicação:

      Temos como exemplo em diversas escolas que, o uso de celular está influenciando jovens a "trapacear" em provas e afins, e essa forma de trapaça vem evoluindo de maneira proporcional a capacidade de cada um, em filmes temos até a trapaça do ponto eletrônico, que também se faz presente na vida real.

     Porém, alem de uma forma de trapaça, também pode ser visto como uma forma de ajudar nós, alunos, para nossa ascenção pessoal e e até mesmo a longo prazo, pois o professor é um só, a internet, por outro lado, conta com a ajuda de diversos professores, e não só isso, é um lugar onde podemos saciar dúvidas em sessões de comentários, das quais muitas vezes se provam muito convenientes para questões que eventualmente permeiam nossa mente.

    (adicione dados)

(embasamento)

(etc)

Espero ter ajudado; :)

Perguntas interessantes