ENEM, perguntado por rochanicolly2247, 8 meses atrás

Texto ISegundo a Portaria n.º 648 do Ministério da Saúde, de março de 2006, a atençãobásica em saúde caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individuale coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, odiagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meiodo exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma detrabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados em que vivemessas populações. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, quedevem resolver os problemas de saúde de maior freqüência e relevância em seu território.É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde.Ministério da Saúde, 2006, p. 4.Texto IINo Brasil, historicamente, as pessoas com deficiências motoras e sensoriais têm sidoacompanhadas por serviços especializados, não se constituindo, ainda, em populaçãousuária de serviços de atenção básica. Há mais de vinte anos se discute a necessidade deampliação da cobertura assistencial a esse grupo, na qual a atenção básica exerceriaimportante papel. Um dos argumentos utilizados para a não-incorporação da reabilitação e,conseqüentemente, do acompanhamento em terapia ocupacional na atenção básica é queesta se desenvolve a partir da utilização de recursos tecnológicos incompatíveis com adensidade tecnológica prevista nesse nível de atenção em saúde.Utilizando os textos I e II como motivadores, redija um texto de, no máximo, 20 linhas, apresentando pelo menos trêsargumentos favoráveis à inclusão da terapia ocupacional nos serviços de atenção básica.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
1

a inclusão de terapia ocupacional nos serviços de atenção básica deve ser realizada porque:

Tem que cumprir a universalidade do SUS´: Um dos princípios do Sistema Único de Saúde é o atendimento de todas as pessoas. Por isso as pessoas com deficiência devem receber atendimento especializado.

O terapeuta ocupacional está apto a desenvolver ações com pessoas com deficiência: O profissional pode trabalhar na aquisição ou reaquisição da autonomia de pessoas com deficiência.

Uso de diferentes tecnologia: O terapeuta ocupacional pode trabalhar com diferentes tecnologias em distintos níveis, podendo ir desde a menos complexa até a mais complexa.

Abraços!

Perguntas interessantes