Português, perguntado por fabianasouzafab7705, 9 meses atrás

TEXTO IQuando interagimos através da linguagem (quando nos propomos a jogar o "jogo"), temos sempre objetivos, fins a serem atingidos; há relações que desejamos estabelecer, efeitos que pretendemos causar, comportamentos que queremos ver desencadeados, isto é, pretendemos atuar sobre o(s) outro(s) de determinada maneira, obter dele(s) determinadas reações (verbais ou não verbais). [...] Por isso, procuramos dotar nossos enunciados de determinada força argumentativa.TEXTO IIAutobiografia para uma revistaConvidado pela Revista Acadêmica a escrever minha autobiografia, relutei a princípio, por me parecer que esse trabalho seria antes de tudo manifestação de impudor. Refleti logo, porém, que, sendo inevitável a biografia, era preferível que eu próprio a fizesse, e não outro. Primeiro, pela autoridade natural que me advém de ter vivido a minha vida. Segundo, porque, praticando aparentemente um ato de vaidade, no fundo castigo o meu orgulho, contando sem ênfase os pobres e miúdos acontecimentos que assinalam a minha passagem pelo mundo, e evitando assim qualquer adjetivo ou palavra generosa, com que o redator da revista quisesse, sincero ou não, gratificar-me O texto I compara as situações de comunicação a uma espécie de jogo argumentativo. Levando em consideração o conceito apresentado, esse jogo pode ser exemplificado no texto II porque o autor A desconhece a distinção entre os gêneros biografia e autobiografia. B utiliza de sua posição de influência como escritor para validar o texto. C utiliza a sua vivência subjetiva como argumento para validar a escrita. D escreve para uma revista acadêmica e usa o fato para legitimar o texto. E revela a sua vaidade em querer narrar os fatos importantes de sua vida

#SAS
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
2

No que diz respeito aos significados do enunciado, temos que a resposta certa é a:

B utiliza de sua posição de influência como escritor para validar o texto.

Isso porque primeiramente o texto fala sobre como a linguagem permite uma interação social em que se utiliza de força argumentativa para dar validade ao texto.

Em seguida o auto fala sobre a sua biografia e as formas que ele se utiliza para validar ela colocando assim como argumento a sua posição de autor perante os fatos.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes